Os cursos de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica e em Ecologia e Sistemas Costeiros da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), após avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de setembro.

Os cursos foram avaliados criteriosamente em três principais áreas: infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento; competência e formação do corpo docente; e produção científica do grupo.

Trâmites legais – O processo para o reconhecimento de um curso de pós-graduação e a consequente validade nacional do diploma obedece a três estágios. Primeiro, os mestrados e doutorados são avaliados pelas Comissões de Área para serem considerados (ou não) cursos recomendados pela Capes. Depois, os cursos passam pela avaliação e aprovação do Conselho Técnico Consultivo(CTC) da CAPES e finalmente após a publicação do ato do ministro da Educação, na terceira etapa, eles são definidos como reconhecidos.

Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica

É o primeiro Mestrado em Engenharia Mecânica implantado na Baixada Santista. Centralizado em Engenharia Mecânica, tem um forte viés também em Eletricidade e Alta Potência. O Mestrado oferece ao aluno a opção de direcionar sua dissertação a problemas reais das empresas em que eles atuam, explica o Coordenador Geral dos Mestrados e Doutorados da Unisanta, Prof. Dr. Marcos Tadeu.

O curso busca a formação de um profissional preparado para os desafios do novo milênio, focado na realidade regional, em que as tecnologias da informação e de automação desempenham papéis fundamentais.

Um dos objetivos é capacitar profissionais para desenvolver técnicas e práticas que lhe permitam oferecer serviços de consultoria especializada. O programa considera, também, a formação humanística e o desenvolvimento de habilidades e de atitudes condizentes com o novo panorama exigido pela globalização.

A maioria dos docentes desses cursos atua na área de consultoria, como engenheiros há mais de 15 anos em empresas e indústrias nacionais e internacionais, levando aos discentes uma larga experiência profissional.

Mestrado em Ecologia

O Programa de Mestrado em Ecologia da Unisanta tem como um dos seus objetivos principais capacitar profissionais qualificados na área de Ecologia e Meio Ambiente para trabalhar nas diversas frentes do Gerenciamento Integrado de Zonas Costeiras, Marinhas e Portuárias.

O mestre na área poderá atuar em atividades de docência e pesquisa científica relacionadas aos ambientes marinhos e costeiros, integrando aspectos ecológicos, físicos, químicos, biológicos, toxicológicos e socioambientais. Poderá auxiliar nas tomadas de decisões frente aos desafios que permeiam o desenvolvimento sustentável dos ambientes costeiros e marinhos da região, gerando subsídios para ações públicas através de apoio técnico-científico a órgãos governamentais, instituições privadas, organizações não governamentais e outras instituições de ensino e pesquisa.

O desenvolvimento das diferentes linhas de pesquisa proposto pelo Programa de Pós-Graduação de Ecologia Marinha da Unisanta – Ecomar- está diretamente relacionado com as prioridades de pesquisa acadêmica e tecnológica da área de Ecologia e Meio Ambiente da região e do País.

Doutorado – Além dos dois cursos de mestrados reconhecidos pelo MEC/Capes, existe um intercâmbio internacional aprovado na Europa, para Mestrado e Doutorado Europeu em Gerenciamento de Águas Costeiras, com apoio da União Europeia, ligados ao Projeto Internacional Erasmus Mundus da Cátedra UNESCO.

As inscrições para o processo seletivo para os cursos de pós-graduação stricto sensu estão abertas no site da Unisanta e são gratuitas, a todos os interessados. Devem ser feitas exclusivamente on line. As aulas das próximas turmas começarão em março de 2012.

Mais informações no site http://www.unisanta.br/mestrados ou pelo e-mail: strictosensu@unisanta.br