Organização do Genoma Humano foi um dos temas dos minicursos realizados como parte do 17º Encontro de Biólogos do CR Bio, Conselho Regional de Biologia da Região, rá realizado de 9 a 12 de abril, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Estão os temas que estão sendo debatidos, desde às 9h30 desta segunda-feira, estão O Biólogo atuando em Laboratórios de Reprodução Humana Assistida e O Biólogo atuando em Educação Ambiental em Zoológico.

O encontro reúne 72 conferencistas e 1.500 inscritos dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para assistir a dez minicursos simultâneos, nove conferências, nove workshops e oito mesas-redondas.

A programação se estende das 7h30 às 19 horas, com intervalos das 9 às 9h30, das 12 às 13h30, das 15 às 15h30 e das 19 às 20 horas.
Entre os assuntos debatidos, estavam recursos pesqueiros, viroses emergentes no meio silvestre, áreas contaminadas, biologia forense, educação ambiental a microbiologia industrial e seqüestro de carbono, entre outros.

Foram realizados os seguintes minicursos, das 7h30 às 9 horas: Vivências integradas com o Meio Ambiente, por Mário Borges da Rocha, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo; Avaliação e Gerenciamento de Risco em Áreas Contaminadas, por Murilo Damato, da Sondotécnica/Artesp; Pesquisa Científica: divulgação dos resultados, a cargo de Adauto Ivo Milanez, do Instituto de Botânica (IB); Evolução: a História de uma Idéia, com João Stenghel Morganti, diretor do Instituto de Biociências da USP: Organização do Genoma Humano, com Regina Célia Mingroni Netto, do IB/USP; Biodiversidade e Importância Econômica das Macroalgas Marinhas, de Nair Sumie Yokoya, do IB; Briófitas como Bioindicadores, por Olga Yano, do IB; O Pantanal e as Aves Aquáticas Coloniais, por Eliézer José Marques, da UFMS de Mato Grosso Viroses Emergentes de Ocorrências Silvestres, com Luiz Eloy Pereira, do Instituto Adolfo Lutz e Dinâmica de Populações de Recursos Pesqueiros, da Universidade Santana Cecília.

Abertura e programa – A solenidade de abertura foi às 20 horas de domingo. no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, quarto andar, com a presença do biólogo José Mariano Amabis, da USP, geneticista e autor de livros didáticos para os ensinos Médio e Superior. Ele falou sobre O Papel do Biólogo na Educação Científica da População.

O perigo das Cianobactérias – As cianobactérias, causadoras de toxinas que já mataram pessoas que faziam hemodiálise em Caruaru, além de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, também foi objeto de workshop na parte da manhã de segunda-feira, das 9h30 às 12 horas.

Outros cursos: Biologia Forense; Bioinformática; Microbiologia Industrial; Manguezais no contexto da Ecologia da Paisagem; Literatura Infantil e o Ensino de Ciências e Educação Ambiental; Ecologia Aplicada à Saúde; Heterogeneidade genética e surdez; Jornalismo Científico no Brasil: Limites e Desafios; Licenciamento Ambiental de Aterros Sanitários, entre outros.

Pela UNISANTA, deram minicursos os professores André Martins Vaz dos Santos – Dinâmica de Populações de Recursos Pesqueiros; e João Marcos Miragaia Schimegelow, coordenador do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Universidade, com o tema Oceanografia Biológica. O professor doutor Fábio Giordano participará da mesa-redonda Biodiversidade Bêntica Marinha, com exposição do tema Biodiversidade em Substratos Consolidados.

A programação completa está no site www.crbio1.org.br.

Sobre o CRBio 1 – O Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS), criado pela Lei nº 6684 de 03 de setembro de 1979, é uma autarquia federal de direito público com atribuição legal de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional do Biólogo e de empresas e órgãos públicos cujas finalidades estejam ligadas às Ciências Biológicas. Tem também a incumbência de estimular e promover a realização de atividades que visem o aprimoramento científico e técnico de profissionais e estudantes da área.
Outras informações no site www.crbio1.org.br