O Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFES) da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (FEFESP/Unisanta) teve quatro trabalhos publicados em revistas científicas especializadas no início de 2016. Este reconhecimento atesta o desafio proposto pela direção e coordenadoria do Curso, em formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e utilizá-los em um mercado cada vez mais competitivo.

Dos trabalhos divulgados, dois foram em revistas Qualis A1 (Brazilian Journal of Medical and Biologica Research) e indexadas ao pubmed (maior site especializado em saúde no mundo). Intitulados: “The effect of exercise training on ventilatory efficiency in patients with heart disease” e “Effects of continuous vs interval exercise training on oxygen uptake efficiency slope in patients with coronary artery disease”, as pesquisas demonstraram o efeito positivo do exercício físico especializado e programado como conduta medicamentosa e não farmacológica para se tratar e reabilitar pacientes com doenças cardíacas.

Outro artigo foi publicado na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, da Universidade do Porto – Portugal. Desenvolvido pela recém-formada aluna da FEFESP, Letícia Parada Moreira e por Leonardo Duarte, a pesquisa tem como tema “O padrão cinemático de corrida em indivíduos calçados e descalços”.

DuraPortugalnte do estudo, primeiramente, os participantes correram calçados e após período de descanso, correram descalços. Os resultados encontrados sugerem que a corrida com pés descalços pode diminuir a incidência de lesões causadas pelo impacto e por movimentos acessórios das articulações, uma vez que correr calçado gera maiores forças de reação do solo, elevando o estresse principalmente nos tornozelos e nos joelhos.

Além deste artigo, a aluna recentemente obteve aprovação para publicação de uma pesquisa sobre a “Incidência e os aspectos relacionados ao desenvolvimento de lesões na natação competitiva do Estado de São Paulo”. De acordo com o trabalho, a prevalência de lesões foi de 52%, sendo o ombro o local anatômico mais acometido por lesões, independente da categoria e da prova competitiva principal. O estudo levou à reflexão sobre o modelo de treinamento empregado na natação competitiva atualmente.

Segundo o coordenador do LAFES, Prof. Dr. Alexandre Galvão da Silva, “o desafio da universidade hoje é, ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, dominar o desconhecimento, ou seja, diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa”.

Para a Profa. Dra. Débora Rocco, que também coordena o Laboratório, “o LAFES, ao longo dos 5 anos de existência, vem, dentro desta perspectiva, inserindo precocemente alunos de graduação em projetos de pesquisa, tornado-se um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles com maior vocação para a pesquisa”.

ATIVIDADES LAFES – O LAFES oferece todas as quintas-feiras, das 11 às 12 h, reunião científica aberta a todos os alunos da Universidade Santa Cecília, onde são discutidos temas relacionados às áreas de atuação da Educação Física.

Foto 1 (alunos)