Entre os diversos recursos didáticos que compõem o Complexo de Laboratórios de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está a minirrefinaria da Petrobras – Unidade Didática Oswaldo Bonfanti, única em operação no País.
O equipamento ocupa uma área de cerca de 400 metros quadrados no Laboratório de Engenharia de Petróleo da Unisanta e é utilizado pelos alunos de graduação em Engenharia de Petróleo e os de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural. A unidade industrial em tamanho reduzido também pode ser conhecida pelo público, por meio de visitas agendadas.

A minirrefinaria é dotada de todos os equipamentos de uma unidade de processamento, com sistemas de bombeamento, produção de vapor, controle de automação, válvulas de controle, produção de vapor, tanques, entre outros.

Com o auxílio de computadores e o apoio técnico de funcionários da Petrobras é possível visualizar cada passo do projeto e do processo utilizado no refino. O local está ainda equipado com computadores, fotos e material explicativo sobre diversos produtos da empresa de petróleo.

História – Idealizada pela Petrobras, a minirrefinaria foi modernizada em 2005 graças à parceria entre o curso de Engenharia Química da Unisanta e a empresa sueca de automação ABB. A Engenharia Química da Unisanta criou os equipamentos em acrílico utilizados na maquete, como os trocadores de calor, a torre de resfriamento e também a comunicação visual.

O Laboratório está aberto à visitação. Para conhecer o local, é necessário agendar pelo telefone (13) 3222-3436, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Confira a matéria da TV Tribuna sobreaMinirrefinaria Petrobras /Unisanta e o investimento da Universidade na área de Petróleo e Gás, com infraestrutura, suporte logístico, pesquisa e geração de conhecimento! http://www.youtube.com/watch?v=1N-t3rx9qVc