Esse é o nono artigo de Silva Filho publicado nesse Jornal. Esse e mais cinco, estão disponíveis na base de dados da agência Nasa, dos Estados Unidos.

O professor doutor João Inácio da Silva Filho, docente dos cursos de Engenharia e dos programas de Mestrado da Universidade Santa Cecília, publicou recentemente o artigo “Dark Energy Calculations Using the Paraquantum Gamma Factor (γPψ) on the Relativistic Energy Equation”, seu nono artigo no conceituado “Journal Of Modern Physics”, uma das mais importantes publicações do mundo na área de física moderna.

Além desse trabalho, outros cinco textos de Inácio, que também é coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA) e membro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), estão disponíveis para consulta na base de dados de Astrofísica da Nasa, agência norte-americana de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de programas de exploração espacial.

Em sua nova publicação,   João Inácio utiliza a Lógica Paraconsistente, uma lógica não-clássica capaz de aceitar a contradição em seus fundamentos. “Neste artigo, demonstramos como fazer um ajuste na Equação Relativística de Einstein, justificando os valores de Energia Escura e Matéria Escura encontrados em observações recentes”, explica o professor, que destaca que este tipo especial de lógica permite a obtenção de modelos mais próximos da realidade e do próprio funcionamento de nosso cérebro.

Segundo o professor, o trabalho abre inúmeras possibilidades para pesquisas, resultando em uma equação de Energia Paraconsistente/relativística: “Sabemos que a Energia Escura existe, basicamente, porque seus efeitos são conhecidos. Trata-se de uma força repulsiva que existe por todo o universo, mas sua descoberta é relativamente recente”, destaca Inácio, que possui pós-doutorado em Inteligência Artificial pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC/Portugal).

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/