Mestrados de Ecologia e de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília foram  notícia no Jornal A Tribuna e o Jornal Boqnews.  As vagas para o processo seletivo dos cursos ainda estão em aberto. O coordenador do Mestrado em Ecologia, Fábio Giordano,  menciona alguns dos laboratórios que permitem estudos interdisciplinares com vistas à preservação dos ecossistemas: o Herbário Científico da Unisanta, reconhecido internacionalmente,  reunindo coleção de amostras de plantas de vegetação de restinga e de florestas tropicais da Serra do Mar; o Acervo Zoológico, com uma  coleção completa de animais da região, com destaque para peixes oceânicos e de riachos costeiros.

Destacam-se ainda:  o Laboratório de Ecologia Humana, referência nacional na área de estudo de comunidades tradicionais ligadas à pesca; o Laboratório de Estudos de Bentos Marinhos,  importante referência às pesquisas sobre impactos ambientais,  sobretudo nos processo de dragagem do porto. Bentos são organismos que vivem no substrato, fixos (incrustado  em pedras e fragmentos de vegetais), ou que possuem capacidade de movimento. São exemplos de organismos bentônicos  as algas, esponjas, cracas e os animais que rastejam ou se enterram no sedimento, como crustáceos e moluscos.

Outros laboratórios, em áreas diversas, também são conhecidos pela qualidade, como o de Ecotoxicologia, que mantém convênio com universidades européias, os de Engenharia Mecânica, de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Elétrica e Eletrônica, entre outros.

Os laboratórios utilizados em muitas das pesquisas do Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta, são credenciados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, junto à Petrobras, em Sistemas de Energia e Automação, em Monitoração, Manejo e Sustentabilidade Ambiental em Termofluidomecânica e Tubulações Industriais.