Especialistas debaterão o problema que pode afetar a subsistência da humanidade, e que já vem dizimando a flora e a fauna marinhas, como a baleia que morreu na Tailândia com 80 plásticos no ventre, num total de oito quilos do produto. O encontro terá o lançamento, no Brasil, do Movimento Internacional Break – Free From Plastic.
Os mares contaminados por plásticos, que estão matando a flora e a fauna marinha, serão tema do I Seminário Internacional de Oceanos Livres de Plásticos, a ser realizado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), nos dias 7 e 8 junho, no auditório do Bloco E, com a presença de especialistas na área, do Brasil e do exterior.
As atividades integram o programa da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Santos, Instituto Pólis e Fórum da Cidadania de Santos, com patrocínio da Codesp e apoio da SEMAM – Santos, Instituto de Pesca, Unisanta e Unifesp.
O Seminário Internacional está inserido na Grande Ação – Oceanos Livres de Plásticos, que já envolve cinco continentes. A denúncia mais recente vinculada na mídia, no último domingo (3/6), foi a da baleia encontrada na Tailândia com oito quilos de 80 plásticos no ventre.
Seminário Internacional: debates do dia 7/6 (manhã)
O Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos será realizado nos dias 7/6 (quinta-feira) e 8/6 (sexta), das 9 às 12 e das 14h às 16h, no Auditório do Bloco E da Unisanta, na Rua Cesário Mota, 8. Bloco E, quarto andar.
Na abertura, às 9 horas, participam a Companhia Docas do Estado de São Paulo, Aliança Resíduo Zero Brasil, Fórum da Cidadania de Santos, Secretaria do Meio Ambiente de Santos e Unisanta.
Às 10h, o tema será Contexto Global da Poluição por Plásticos nos oceanos: campanhas e estratégias de enfrentamento – GAIA – Global Alliance for Incinerator Alternatives, ONU – Campanha Mares Limpos, Instituto Oceanográfico – USP.
Às 11h, o Instituto de Pesca do Governo do Estado de São Paulo, o Instituto Ecofaxina e o Instituto Mar Azul abordarão Diagnósticos: origens e tipos de detritos nos oceanos.
Temas do dia 7/6 (tarde)
Avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos no ecossistema marinho será o tema da primeira exposição da parte da tarde, às 14h. Participam Unifesp, Unesp, Unisanta, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Ministério do Meio Ambiente – CMA-ICMBio – MMA.
Às 16h, serão apresentadas as Iniciativas regionais: planos de ação, projetos para a conservação da vida dos oceanos – a cargo do IBIM, Instituto Biopesca, Instituto Gremar (Resgate e Habilitação de Animais Marinhos), Instituto Mantas do Brasil e Instituto Albatroz.
Dia 8/6, manhã: práticas adotadas
A coleta de resíduos plásticos, práticas e responsabilidades nortearão os debates do último dia do Seminário na Unisanta.
Às 9h, Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), a Aliança Resíduo Zero Brasil debaterão a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Responsabilidade Estendida do Produtor na coleta e tratamento dos recicláveis.
Às 11h30, o Programa Resíduo Zero, da Prefeitura de São Francisco/Califórnia (EUA), será apresentado on-line, durante a exposição sobre Experiências de Resíduo Zero e medidas para a redução de produção de plásticos.
Dia 8/6, à tarde: Break Free Plastic – on-line e Carta Compromisso
O movimento Break Free Plastic será lançado às 14 horas, on-line, dentro do tema Práticas adotadas e soluções em perspectiva para eliminar a poluição nos oceanos. Participação do Instituto Argonauta, Gaia e Instituto Ecosurf.
O Seminário terminará com apresentação da Carta de Compromisso Oceanos Livres de Plásticos, a partir das 16h30.
A Unisanta está engajada em outras atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho). No próximo sábado, na praça em frente ao Aquário Municipal, haverá Safari Fotográfico Ecológico e mostra de fauna e flora, por pesquisadores e alunos de Ciências Biológicas da Universidade.