O Herbário (HUSC) da Universidade Santa Cecília – Unisanta promove, no dia 2/9, o V Café com Botânica, encontro híbrido entre especialistas e interessados na área. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Apresentando o tema “Botânico, ser ou não ser?”, o evento convida profissionais da área para conversar sobre suas carreiras. As inscrições estão abertas aqui.

Programação:

14h – Abertura do evento com a Alta Direção da Unisanta, a Ma. Zélia Rodrigues de Mello, coordenadora do Herbário, a Sociedade Botânica do Brasil e a comissão organizadora do evento.

14h20 – O Museu do Café de Santos apresenta dicas e preparo especial de um café, com Hallyson Ramos.

15h – A bióloga Olga Yano possui mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. A palestrante tem experiência na área de botânica, com ênfase em taxonomia Vegetal.

15h35 – Tainá De Angelis é formada em Ciências Biológicas pela Unisanta. No ano passado, tornou-se referência na região sobre o assunto PANC (plantas alimentícias não convencionais) e foi destaque na mídia com um livro cheio de receitas para as plantas, como cobertura de bolo com lírio amarelo e flor do ipê amarelo empanada.

15h45 – Paulo Sampaio, mestre em Ciências Biológicas (Botânica), é professor e curador responsável pelo acervo de fanerógamas do herbário da Unisanta. O biólogo tem experiência na área de botânica, com ênfase em taxonomia de fanerógamas.

16h – Coffee break

16h15 – Renato Prudêncio é formado em Ciências Biológicas pela Unisanta e possui mestrado em Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais pela Escola Nacional de Botânica Tropical. É técnico no Herbário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem experiência na área de botânica, com ênfase em taxonomia de criptógamos.

16h25 – Mestre e doutora em Ciências Biológicas (Botânica), Rafaela Forzza é pesquisadora titular do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de atuar como curadora do Herbário e coordenadora do projeto Flora do Brasil de 2020. É membro da Sociedade Botânica do Brasil e tem experiência na área de botânica, com ênfase em sistemática de angiospermas.

16h45 – A bióloga Deborah Ferraz é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Auditoria Ambiental da Unisanta, com área de pesquisa centralizada em “Avaliação de resíduos e recursos naturais”, e tem especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui experiência na área de consultoria ambiental, principalmente em laboratórios.

16h55 – Mestre e doutora em Ciências Biológicas (Botânica), Fernanda Amaral é professora substituta do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de botânica, com ênfase em anatomia do sistema vascular de monocotiledôneas e aplicação da anatomia vegetal na taxonomia e no controle da qualidade de plantas medicinais.