Engenheiros e operadores da Petrobrás farão curso de Transporte e Refrigeração de Fluidos na Universidade Santa Cecília a partir do dia 25 de setembro até 25 de outubro. Serão cinco turmas, entre eles, funcionários da Transpetro do Rio de Janeiro e São Sebastião.
Criado no semestre passado, o Curso foi elogiado pela dinâmica e pela estrutura do laboratório de Operações Unitárias da UNISANTA. O objetivo é apresentar e discutir conceitos teóricos e práticos, com laboratórios e equipamentos empregados no transporte e refrigeração de fluidos, para otimizar o transporte e diminuir custos.
Durante as aulas, os alunos (engenheiros e operadores) realizarão projetos e ensaios nos laboratórios da UNISANTA, que simulam vários processos industriais. Esses módulos são adquiridos por diversas universidades públicas e particulares.
São docentes dos cursos Deovaldo de Moraes Júnior, Coordenador do Laboratório de Operações Unitárias da UNISANTA, Engenheiro Químico UFSCar, Mestre em Engenharia Mecânica USP, Doutor em hidráulica e Saneamento EESC/USP – CNRS/Fr; Marlene Silva de Moraes, Engenheira Química UNISANTA, Mestranda em Engenharia de Minas e Petróleo/USP e Luis Renato Bastos Lia, Engenheiro Químico Unicamp, Mestre em Engenharia Metalúrgica PUC/RJ, Doutorando em Engenharia Química Unicamp.