Luiza Oliveira Santos Moraes de Souza, ex-aluna do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília, atua hoje como líder do capítulo backend em três times de desenvolvimento na multinacional Accenture. A companhia, com sede na Irlanda, é considerada uma das maiores do mundo em seu segmento, prestando serviços nas áreas de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing para mais de 9 mil clientes em 120 países.

Na empresa desde o início de 2020, Luiza tem hoje a responsabilidade de garantir a excelência técnica e o uso de boas práticas de desenvolvimento, liderando três times em projetos para dois grandes clientes. “Minhas responsabilidades incluem colaborar com a equipe na criação de soluções técnicas, propor melhorias contínuas, orientar o controle de versionamento de código, gerenciar e analisar propostas técnicas e comerciais de parceiros de TI, entre outras”, explica a engenheira de computação.

Falando a respeito do maior desafio profissional enfrentado até hoje, Luiza cita a implantação de um novo sistema para um dos clientes com os quais colabora atualmente. “Foi um projeto desafiador devido ao prazo rígido e às diversas integrações necessárias com equipes internas e externas. Além disso, houve a complexidade de coordenação entre times que falavam diferentes idiomas (inglês, português e espanhol), o que acrescentou uma camada adicional de dificuldade à comunicação e à gestão do projeto”, destaca a ex-aluna, que cita, entre os principais valores da Accenture que mais lhe agradam, a forte formação no desenvolvimento de seus colaboradores através de oportunidades de crescimento e da cultura de aprendizado contínuo, além do impacto significativo capaz de influenciar positivamente a sociedade e as indústrias em todo o mundo.

Formada no final de 2019, Luiza ressalta a importância da Unisanta e do seu curso para o seu desenvolvimento profissional. “Durante toda a graduação, trabalhamos em projetos de grande escala a cada semestre, o que me ajudou a desenvolver as habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento de sistemas completos e complexos, bem como habilidades de gestão, como a liderança de equipes e o gerenciamento de projetos”, revela a ex-aluna, que guarda muitas lembranças positivas do seu período na universidade: “As aulas práticas, os projetos em grupo e a interação constante com colegas e professores foram fundamentais para o meu crescimento profissional e pessoal. Lembro-me especialmente dos desafios técnicos que enfrentamos juntos e da sensação de conquista ao concluí-los”.

Aos estudantes em busca de oportunidades no mercado de trabalho, a ex-aluna de Engenharia de Computação sugere que fiquem atentos ao portal da universidade, pois muitas oportunidades de estágio e emprego surgem por lá. “Mantenham também contato com seus professores e colegas, pois esses relacionamentos podem abrir portas importantes no futuro. E, acima de tudo, sejam persistentes e apaixonados pelo que fazem. O caminho pode ser desafiador, mas as recompensas são imensas”, enfatiza Luiza, cujos planos profissionais para o futuro incluem continuar se desenvolvendo na área de tecnologia, assumindo desafios cada vez maiores, e contribuindo para projetos inovadores: “Tenho interesse em poder liderar equipes em projetos que tenham um impacto significativo no mercado e na sociedade”.

E, se isso fosse possível, quais conselhos a Luiza de hoje ofereceria para a jovem caloura que, em 2015, ingressou na graduação em Engenharia de Computação? “Tenha fé e não desista, mesmo diante das dificuldades. Aproveite ao máximo as oportunidades de aprendizado e networking e nunca subestime o valor das habilidades técnicas e interpessoais que você desenvolverá ao longo do curso”, conclui.

FONTE: EC-EE/Unisanta