Professores e alunos dos cursos de  Engenharia de Computação e de Engenharia Eletrônica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) lançaram uma série de novos projetos utilizando a plataforma Arduino, ferramenta que permite o desenvolvimento de protótipos de controle interativos de forma mais rápida.

Conforme destaca o coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação, professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, a utilização da plataforma Arduino apresenta como diferenciais a grande praticidade para a prototipação, aliada ao seu valor como ferramenta educacional. “Uma vez que há bastante material disponível, esta ferramenta permite que os novos projetos sejam desenvolvidos com mais facilidade e, consequentemente, apresentem um estímulo ao aprendizado muito significativo”, explica o professor.

A professora dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Engenharia de Computação, Raquel Galhardo de Carvalho Lopes, explica que as novas tecnologias representam apenas uma pequena parte dos novos conteúdos que estão sendo incorporadas em ambos os cursos. “Como há um vasto conteúdo para consulta (software, bibliotecas e hardware), os novos projetos foram desenvolvidos com maior rapidez por conta da troca de conhecimento entre os usuários”, destaca Raquel.

Identificador de obstáculos para auxílio de pessoas com deficiência visual – Desenvolvido com a participação de alunos de Engenharia de Computação, sob a orientação da professora Sabrina de Cássia Martinez, o “Identificador de obstáculos para auxílio de pessoas com deficiência visual” é um equipamento de baixo custo que oferece auxílio na locomoção de pessoas com deficiências visuais. “Este dispositivo poderá ser utilizado juntamente com a bengala, ficando esta responsável por obstáculos rasteiros e o dispositivo, através do sensor de ultrassom, pelos objetos mais altos, emitindo um alerta ao usuário”, esclarece a orientadora.

Carro controlado via celular – Implementado com a participação de alunos do curso de Engenharia Eletrônica sob a coordenação da professora Raquel Galhardo de Carvalho Lopes, o carro controlado via celular foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino UNO R3 e um módulo Bluetooth, permitindo o controle do veículo através de uma frequência de rádio de curto alcance. Por meio de comandos enviados através de um celular, o receptor ligado ao Arduino recebe as informações e executa as funções de acordo com o que foi programado, permitindo controlar o veículo em qualquer direção.

Casa automatizada – Desenvolvido sob a orientação do professor Luís Fernando Pompeo Ferrara com o envolvimento de alunos das Faculdades de Engenharia de Computação e de Engenharia Eletrônica, o controle da automação residencial foi idealizado com o auxílio de um Arduino MEGA. Na casa automatizada foram instalados sensores de presença e de temperatura/umidade, conjunto laser/LDR, resistência de aquecimento, ventilador, LEDs e receptor RFID.

Através de um display LCD instalado na parte frontal da casa, é possível visualizar os status de cada um dos dispositivos ligados à residência. O sensor de presença envia informação caso alguém entre na casa, disparando um alarme através de aviso sonoro e luminoso. Um controle de temperatura ambiente também foi criado, recebendo dados do sensor de temperatura/umidade e, acoplado a este controle, foi também implantado um conjunto formado por uma resistência de aquecimento e um ventilador para resfriamento.

O RFID é utilizado em aplicações de certificação e autenticação de usuários para controle de acesso e/ou passagem. Como exemplo, tem-se identificação escolar e acesso de carros a pedágios. Neste projeto, o RFID foi utilizado para o controle de acesso de entrada e, a partir de uma consulta à lista de usuários cadastrados, será liberada ou bloqueada a entrada do visitante. Quando a entrada de uma pessoa é autorizada, abre-se automaticamente uma porta de garagem e um conjunto de laser com LDR impede o fechamento da porta quando houver algum objeto bloqueando a entrada.

Fonte Engenharia Unisanta