A exposição “Homenagem a Charles Darwin”, que trouxe ao Aquário Municipal de Santos réplicas de microscópios utilizadas pelo cientista em expedição científica pela sua trajetória, recebeu mais de 700 mil visitantes. O acervo pertence a Antônio Aires da Cunha Filho, que é técnico e pesquisador da História da Microscopia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Segundo Aires, a elaboração das réplicas foram iniciadas apenas dois meses antes da mostra. “Alguns materiais são originais, como o microscópio monocular Leitz Wetzlar (1910), e outros, réplicas (dois de Darwin e 1 de Fritz Muller)”

Aptidão manual – Com 15 anos de idade, Antonio Aires da Cunha Filho já apresentava dotes manuais. O garoto trabalhava na joalheria de seu pai, quando recebeu convite do diretor do colégio em que estudava para cuidar da limpeza dos microscópios da instituição.

“Antes de comprar os equipamentos, o diretor impôs ao vendedor, como condição de compra, que me fosse oferecido um treinamento de limpeza das peças. Ali foi meu primeiro contato com a microscopia”, lembra.

Em 1998, Filho começou, efetivamente, a trabalhar com microscópios e se interessar pela parte histórica. “Faço manutenção e réplicas. Tenho apenas os finais de semana para esse trabalho, mas já fiz 12 cópias. É um trabalho delicado, levo cerca de um mês para cada uma”.

Na Unisanta – Em caráter permanente a coleção completa das réplicas de microscópios fica exposta no bloco B da Unisanta, sala 25, das 7 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Podem ser vistas relíquias de importantes nomes da microscopia, como Robert Hooke, Hans Jansen e Anton Van Leeuwenhock. Informações para agendamentos: 3202-7100, ramal 214. A Unisanta fica na Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.