O interesse pela microscopia surgiu em 1998 e se intensificou com o passar do tempo, transformando o técnico em microscopia Antonio Aires da Cunha Filho em colecionador e fabricante de microscópios. Responsável pela manutenção desses e outros equipamentos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Cunha Filho montou uma exposição com réplicas perfeitas de microscópios do século XVII e outros originais de fabricação francesa e americana, produzidos em 1902 e 1908, respectivamente.

No total, são 23 peças expostas, oferecendo ao visitante um panorama da evolução da microscopia no mundo, desde a criação do primeiro microscópio em 1600, pelo físico inglês John Yarwel, ao microscópio eletrônico, que aumenta de 15 a 100 mil vezes.

Reconstruindo a história – Aliada à arte de construir réplicas perfeitas baseando-se em pesquisas científicas, a paixão de Cunha Filho pela área o levou a reconstituir microscópios quebrados. Dois instrumentos da exposição foram totalmente recuperados: um microscópio alemão de 1902 e outro de fabricação americana, de 1920. Mas, o que realmente impressiona é o fato deles terem sido encontrados num cesto de lixo, em Santos.

Entre outras curiosidades há um instrumento óptico construído por um alfaiate, uma lupa original fabricada na Áustria em 1960 e um microscópio russo. A exposição ficará no Aquário Municipal de Santos, até a próxima sexta-feira, dia 15.