Os alunos do 1º ano de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Adalberto Alves Monzon Junior e Cristina Maria Simão de Camargo de Almeida, tiveram trabalho selecionado para o maior congresso de Iniciação Científica do Brasil, o CONIC 2009, promovido pelo Sindicado dos Estabelecimentos Mantenedores de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP).
Os estudantes apresentarão, no dia 14/11, em São Paulo, o Painel: Indicador de Desenvolvimento Sustentável Portuário (IDESPO). O tema foi desenvolvido dentro do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos da Unisanta (Nepomt), sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Nunes.
O IDESPO é uma proposta de ferramenta para avaliar, a partir de um conceito contemporâneo de desenvolvimento, a situação de portos e cidades portuárias de modo a orientar e, se for o caso, redirecionar políticas e investimentos públicos e privados voltados para o desenvolvimento dessas instalações fundamentais para o País e suas respectivas regiões.
De acordo com Monzon Junior, autor principal do trabalho: “Com essa ferramenta estaremos disponibilizando dados sistematizados, de forma a permitir a estruturação de modelos de gestão por indicadores, além de permitir tanto a efetiva participação da sociedade, pela disseminação de informações relevantes, como também oferecer uma visão aprimorada das oportunidades de negócios existentes nos portos e cidades portuárias.”
CONIC 2009 – Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Conic-Semesp 2009, está na 9ª edição e acontecerá nos dias 13 e 14/11. O evento visa identificar talentos e estimular a transformação de ideias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade. Participam estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores.
Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do conhecimento nas categorias Concluído e Em Andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Mais informações: conic@semesp.org.br ou no Portal Semesp (www.semesp.org.br).