Na manhã desta segunda-feira, 2/5, o pesquisador e professor do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Renan Braga Ribeiro, deu entrevista ao vivo na edição do Bom dia São Paulo, transmitido pela TV Tribuna, emissora filial da Rede Globo.

O pesquisador explicou que os fenômenos de ressaca estão influenciando no sumiço da faixa de areia da Ponta da Praia. “Nesses acontecimentos de ressaca perde-se muito sedimento e areia. Ao longo do ano é possível recuperar parte desse sedimento, mas se fizermos um balanço, percebemos que o que é reposto não está sendo o suficiente para equilibrar a quantidade necessária e, sim, por conta desses fenômenos estamos perdendo a faixa de areia da Ponta da Praia”, explicou Ribeiro.

Na entrevista também foi explicado aos telespectadores que a perda desses sedimentos podem influenciar no aumento da força desses eventos. “O sedimento naquele local poderia servir ajudar a amortecer a força do mar e com diminuição acaba ocorrendo a destruição que vimos no último dia 27 de abril. Estamos estudando há um ano com um novo software o nível das ondas das praias de Santos e antes tínhamos um registro máximo de 2m 95cm, nesta semana identificamos ondas de até 4 metros”, complementa o professor da Unisanta.

O Núcleo emite boletim diário sobre a previsão de ressaca na Cidade. (Na quarta, quando a ressaca arrebentou parte da mureta na Ponta da Praia e bloqueou avenidas, entre outros transtornos, a elevação do mar atingiu cerca de 1.5 metros no mar com picos de ondas de 4 metros, segundo os meteorologistas).

Em operação desde 2015, o NPH previu para quarta-feira passada a chegada de ondas intensas e a elevação do nível médio do mar ocasionada pela ação dos ventos, conhecida também como maré meteorológica. As previsões do Núcleo são divulgadas diariamente em boletim diário aos órgãos públicos competentes. Visando contribuir para maior segurança da navegação em Santos, a Universidade implantou uma ferramenta de modelagem numérica em modo operacional com previsões de marés, correntes e ondas para a Baía e Estuário de Santos em tempo real.

Confira a entrevista completa em Especialista fala sobre a redução da faixa de areia nas praias de Santos

Leia também a reportagem completa Ondas atingirão 1,70 metros às 15 horas de hoje e 1,90m às 18 horas de sexta, informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas