O engenheiro inglês John Sinden virá à Universidade Santa Cecília (Unisanta) para conhecer as instalações do Laboratório de Operações Unitárias, nesta quinta-feira (6), às 9 horas. Ele é especialista em fosfato, e atua como assessor industrial em empresas de fertilizantes por todo o mundo.

Laboratório de Operações Unitárias- Cerca de 100 módulos didáticos produzidos nesse Laboratório do curso de Engenharia Química da Unisanta foram adquiridos por instituições de ensino brasileiras, públicas e particulares, o que demonstra a sua importância nas áreas de ensino e pesquisa.

Constituído por 45 unidades didáticas diferentes, o Laboratório atende cursos de Engenharia e a Pós-Graduação da Universidade, além de mestrandos e doutorandos. Dentre estas unidades destacam-se as de: destilação de álcool, produtos farmacêuticos, petróleo (gerando gás de cozinha, gasolina, querosene e diesel) e bebidas como aguardente, uísque, gim e conhaque; extração de óleos vegetais como milho e soja; evaporação para produção de açúcar, papel e concentração de suco de laranja; troca de calor para pasteurização de leite, e produção de iogurte; secagem para produção de café solúvel, leite em pó e sabão em pó; transporte de líquidos, pastas e suspensões como maionese, cola, ketchup, bronzeador, água, combustíveis e resíduos; moagem para produção de vidro, cerâmica, cimento e amido e agitação e mistura para produção de margarina, tintas, plásticos, antibióticos, perfumes, sabões, detergentes, ceras e fertilizantes.

Possui também vários módulos ligados à área ambiental para tratamento de efluentes líquidos e gasosos como filtros, lavadores de gases, sedimentadores e reatores.