Estarão abertas, até o próximo dia 23/08 (sexta-feira), as inscrições para a 19ª turma do projeto Toulouse, com viagem prevista para julho de 2014 e que levará estudantes das Faculdades de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para estagiar em um dos maiores e mais importantes pólos de tecnologia da Europa: o Atelier Interuniversitário de Micro-nano Eletrônica (AIME), localizado no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, em Toulouse, na França. O intercâmbio, exclusivo para alunos de Engenharia da Unisanta, é mantido por meio de acordo firmado com o AIME/INSA em 1996 e já contribuiu para que diversos estudantes conquistassem vagas concorridas de iniciação científica, mestrado e doutorado em universidades estaduais e federais – inclusive no exterior.

Antes da viagem, os alunos participarão de um curso preparatório sobre desenvolvimento e construção de circuitos integrados na tecnologia CMOS. A primeira reunião do projeto, onde serão expostos detalhes do curso e do intercâmbio, acontecerá no próximo dia 24/08 (sábado), às 11h30, na sala C-11.

Segundo o professor e coordenador do projeto, Djalmir Correa Mendes, o curso, que será ministrado na universidade aos sábados, tem por objetivo preparar os estudantes para as atividades práticas que serão realizadas na França.

“São 130 horas/aula, das quais 90 são teóricas e 40, práticas”, explica Mendes, que destaca que o objetivo do curso é ensinar, desenvolver e construir circuitos integrados na tecnologia CMOS com transistores IGFET por enriquecimento (transistores por efeito de campo com porta isolada). “O intercâmbio entre o AIME e a Unisanta permite que alunos de graduação de Engenharia Eletrônica, Elétrica, Telecomunicações e de Computação possam ter acesso a uma tecnologia de ponta que, no Brasil, dificilmente poderiam encontrar em cursos em nível de graduação”, acrescenta.

Inscrições e informações sobre o projeto, restrito a alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília, única instituição de ensino brasileira credenciada para enviar universitários ao AIME, podem ser realizadas através da diretoria da Engenharia (sala M-117) até o próximo dia 23/08 (sexta-feira), pelo telefone (13) 3202-7119 ou pelo e-mail cintia@unisanta.br ou mendes@unisanta.br. Na ocasião, deverá ser fornecido nome completo, RA, número de telefone e o curso de Engenharia no qual está matriculado.

FONTE: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/

toulouse-18-2013