Cinco conjuntos de equipamentos produzidos pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) serão utilizados pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil), ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e que, em breve, será incorporada à USP.

Os equipamentos, projetados para ensino e pesquisa, reproduzem unidades industriais em tamanho reduzido. Eles são resultado de amplas pesquisas de doutores, técnicos e alunos da UNISANTA. Possuem nível de excelência atestado por especialistas do MEC e órgãos científicos.

Já foram fornecidos 42 conjuntos de equipamentos para importantes universidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Os módulos foram adquiridos pelas seguintes instituições públicas: Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As particulares são o Centro Universitário da FEI, Gama Filho, Estácio de Sá e a Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ). Em breve devem ser fornecidos equipamentos para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Unesp e a Unicamp.

Metodologia – O Laboratório de Operações Unitárias da UNISANTA possui cerca de 40 unidades que permitem aos alunos realizar os mesmos cálculos aplicados aos equipamentos de porte industrial, acompanhar os resultados e elaborar relatórios no período de uma mesma aula.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Química da UNISANTA, Luiz Renato Lia, “a procura pela tecnologia e metodologia de ensino desenvolvidas na Instituição confirma o reconhecimento nacional por parte de outras importantes universidades públicas e particulares do País”, destaca Lia.

Entre as aplicações dos módulos estão a produção de gasolina, leite em pó, café solúvel, açúcar, papel, margarina, cimento e no tratamento de poluentes sólidos, líquidos e gasosos.