A palestra foi solicitada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de São Paulo.

O engenheiro e professor Elio Lopes dos Santos, coordenador do Curso de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ministrou palestra  sobre Tecnologias de Tratamento e Controle de Resíduos Sólidos da Construção Civil,  na sede da presidência do CREA-SP, na Avenida Angélica, 2330, Capital.

Na oportunidade (11/8), Lopes dos Santos demonstrou os cuidados necessários para a gestão preventiva e corretiva dos resíduos sólidos, destacando as técnicas adotadas para descontaminação de áreas com metais pesados, gases e poluentes organoclorados.

Apresentou tecnologias como reciclagem, compostagem, tratamento biológico (digestão anaeróbica), pirólise, plasma, incineração e disposição final em aterro sanitário.

O engenheiro fez uma análise desses sistemas frente à  Legislação Federal  n.º 12.305 de 2009,  que trata da Política Nacional de Resíduo Sólido, a Lei Federal n.º 11.447,  que estabelece as diretrizes nacionais para saneamento básico, e a Lei n.º 12.187,  que institui a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas,

A palestra foi solicitada pela Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) do Trabalho do Crea. Estavam presentes membros de todas as Câmaras Especializadas do Conselho.

Há três anos, Elio Lopes representa a Unisanta no CREA, do qual foi coordenador durante dois anos.