Formadas no curso de Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em 2000, Lilian Freire e Iete Cardoso, possuem uma das mais conceituadas empresas em criação de softwares e sites na região, a Triares Informática e Tecnologia. Aempresa WEBé a únicana Baixada Santista que possui a certificação de Melhorias de Processos de Softwares Brasileiros (MPS-BR).
No mercado de trabalho há dez anos, a empresa atualmente possui mais de cem projetos entregues e as ex-alunas contam como foi a trajetória. “Depois de formadas na Unisanta, nos deparamos com alguns fatores, como alta competitividade e segmento extremamente masculino. Os clientes ficavam espantados, ao verem “mulheres” no ramo de tecnologia. Começamos então uma mudança cultural na nossa região, e a disciplina de Organização e Métodos da universidade nos ajudou bastante a conseguir essa mudança”, declara Lilian Freire.
A ex-aluna lembra como foi à época em que ainda era estudante. “Ainda como alunas, nossa principal e mais marcante experiência na área foi à abertura da empresa Triares, quando ainda estávamos cursando o 4º ano do curso. Nosso TCC também foi voltado para a Web, na época era uma revista eletrônica, onde havia funcionalidades como cartões virtuais, diversos editoriais de moda e beleza, classificados, entre outros. A revista permaneceu durante algum tempo no mercado, mas depois passamos a nos dedicar apenas a Triares, que estava no seu inicio”.
“A Unisanta nos forneceu toda a base inicial e aceitamos o desafio de criar uma empresa produtora de soluções para Internet. Não se tratava apenas de desenvolver sites, mas sim, de produzirmos ferramentas e tecnologias para atender às mais diversas áreas que rodasse em plataforma WEB”, explica a bacharel em Ciência da Computação.
Lilian finaliza dizendo sobre a importância que a Universidade teve para seu crescimento profissional. “Para nós, os anos de faculdade representaram a entrada para o mundo da tecnologia, um ambiente onde precisamos estudar constantemente, pois as ferramentas mudam a todo instante e é necessário muita dedicação e amor à profissão. O contato com os professores altamente capacitados da Unisanta foi fundamental para nos proporcionar conhecimentos técnicos, que utilizamos até hoje em nossa profissão”.