A interação entre o paradigma materialista e o espiritual e a integração dos dois saberes, na premissa de  que “o todo é a relação entre as partes”, foi um dos temas abordados pelo médico e palestrante internacional Dr Décio Iandoli Júnior, durante aula inaugural do curso de extensão Ciência, Saúde e Espiritualidade.

A atividade, realizada na na tarde deste sábado (4), no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  marca os 20 anos do curso, que é o pioneiro da área no Brasil.

Para o palestrante, na área médica, por exemplo,  o estudo ainda é muito mecanizado, mas já existe  um enorme número de pesquisas científicas que mostram  a espiritualidade como um fator promotor de saúde e que deve ser incluído tanto na formação do médico tanto como terapia. “Muitas faculdades de medicina já incluíram a disciplina “espiritualidade”  na grade curricular”, afirma.

As aulas do curso de extensão, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde a fim de “fazer ciência dentro de uma ótica biopsicossocialespiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde – Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.

Coordenado pelo médico psiquiatra Flávio Braun, o curso é aberto a todos que se interessam pelo tema, tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos. Os professores são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.

As aulas acontecem no 4º andar do Bloco E – Rua Cesário Mota, 08 –, todos os sábados, das 14h30 às 17h. A programação de temas e seus respectivos professores estão disponíveis em www.amesantos.net.br. As inscrições são feitas pelo site www.unisanta.br

Sobre o palestrante – O médico é autor de livros que versam sobre saúde e espiritualidade, e humanização da medicina, cujos títulos são: “Da alma ao corpo físico”, “Fisiologia transdimensional”, “Um homem no fundo do espelho”, “Ser médico e ser humano”, “A reencarnação como lei biológica” Ele é co-autor de várias outras publicações.

Médico Psiquiatra Flávio Braun
Médico e palestrante internacional, Dr Décio Iandoli Júnior