Segundo o especialista, problemas nas vísceras podem causar dores no ombro

O diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Ivan Barreira Cheida Faria explicou na edição deste domingo, 31/07, do jornal A Tribuna, como dores nos ombros podem ser causadas não só por traumas, mas também por problemas no fígado, estômago, pâncreas ou outros órgãos. Na matéria, publicada na página A-8 do caderno Cidades, o fisioterapeuta e osteopata explica que o esqueleto fibroso composto pelas fáscias, que compõem e revestem os músculos e vísceras, e prendem tudo com ao esqueleto, pode fazer com que a dor chegue aos ombros.

Raiva, dor, quadros inflamatórios e traumáticos podem levar ao encurtamento das fáscias. Então, dores no ombro direito podem indicar tensões de fáscia no estômago ou fígado, e dores no ombro esquerdo, podem indicar o mesmo problema em órgãos como o pâncreas. A osteopatia ajuda no tratamento de doenças através de técnicas terapêuticas manuais. De acordo com a osteopatia, 70% das dores musculoesqueléticas têm como causa problemas nas vísceras.

“Tenho pacientes que chegam aqui dizendo que tomaram anti-inflamatórios por meses, fizeram 90 sessões de fisioterapia e continuam com o ombro travado. Num exame clínico, levantamos o fígado do indivíduo e pedimos para depois, tentar mexer o ombro novamente. Quando afrouxamos os ligamentos, a dor no ombro diminui muito”, afirmou o especialista.

Veja a reportagem completa