O Laboratório de Operações Unitárias do curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) em parceria com a empresa Leading Visual Trends entrega ao Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro, na próxima semana, uma unidade de dessalinização da água do mar, produzida com tecnologia nacional. O objetivo é diminuir os custos e melhorar a qualidade da água reaproveitada que vem com petróleo, durante a capitação do combustível nas rochas no fundo do mar, para irrigação, limpeza e outros fins. Atualmente, tais equipamentos são importados.
O novo sistema tem a capacidade de monitorar todo o processo necessário para o reaproveitamento da água, através de um computador acoplado que mostra os índices de temperatura, vazão, pressão, entre outros, necessários para se chegar ao produto final com melhores condições técnicas, baixo custo e maior qualidade para o uso.
Assim que for entregue essa primeira unidade, a equipe da UNISANTA já está preparada para montar uma réplica, que permanecerá em seu laboratório e trocará informações via Internet, diretamente com o equipamento localizado no CENPES. O procedimento possibilitará aos engenheiros envolvidos na pesquisa desenvolver testes em parceria.
Segundo o profº. dr. Deovaldo de Moraes Junior os objetivos foram alcançados devido ao grande esforço de toda a equipe do laboratório que é formada também pelo profº. Luis Renato Bastos Lia, a profª. Marlene Silva Lia e pelos técnicos Gilmar Alcântara e Volnei de Lemos. “Os alunos estagiários do laboratório também puderam acompanhar o processo de fabricação como forma de aprendizagem. Alguns até deram sugestões importantes”, explica o professor Júnior.
Além da equipe do Laboratório de Operações Unitárias também são responsáveis pelo sucesso do projeto o ex-aluno de Engenharia Química da UNISANTA e proprietário da empresa de informática Leading Visual Trends, o engenheiro Eduardo Ribeiro e a engenheira representante do CENPES-RJ, Juliana Bregenski Schnhli.
O Laboratório de Operações Unitárias da UNISANTA foi recomendado à Petrobras para a produção da unidade de dessalinização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se tornou referência devido aos 100 módulos já produzidos, dos quais mais de 40 foram adquiridos por instituições de ensino públicas e particulares do país.