Os cursos de Sistemas de Informação e de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberam a nota 4 (escala 0 a 5) em processo de Renovação de Reconhecimento, pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores estiveram na Unisanta, entre os dias 12 e 15 de novembro, para analisar os seguintes itens de ambos os cursos: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial, além da Infraestrutura.

Sistemas de Informação – Entre os itens muito elogiados pela Comissão do Curso de Sistemas de Informação está o conteúdo curricular atualizado e as técnicas de ensino.“. Os conteúdos curriculares implantados possibilitam, de maneira excelente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: atualização, acessibilidade, adequação das cargas horárias, adequação da bibliografia. Além disso, as atividades pedagógicas apresentam muito boa coerência com a metodologia implantada, inclusive em relação aos aspectos referentes à acessibilidade pedagógica e atitudinal”, afirma o relatório.

Outro ponto destacado pelos avaliadores, com louvor, foi a infraestrutura da Universidade para o desenvolvimento do Curso. “A Unisanta conta com dois links de internet, cada um com 200 Mb/s, possui wi-fi, cerca de 30 laboratórios de informática (cada um com pelo menos 20 computadores com configuração adequada) acessíveis. Assim, os laboratórios ou outros meios implantados de acesso à informática para o curso atendem de maneira excelente, considerando: quantidade de equipamentos relativa ao número total de usuários, acessibilidade, velocidade de acesso à internet, wi-fi, política de atualização de equipamentos e softwares e adequação do espaço físico”.

O relatório cita ainda que na Universidade há uma equipe com 15 funcionários especializados e mais de 25 monitores que dão apoio técnico e manutenção aos laboratórios de informática e seus equipamentos e atendem de maneira excelente, aos seguintes aspectos: apoio técnico, manutenção de equipamentos e atendimento à comunidade.
Também foram classificadas como excelentes: a atuação do coordenador do curso, professor Antônio Carlos Marques do Amaral Guerra, e a quantidade de docentes com experiência de magistério superior e no mercado de trabalho: 100%, entre outros itens.

Ciências Biológicas – Segundo a dupla de avaliadores do Curso de Licenciatura emCiências Biológicas, o projeto pedagógico contempla muito bem as demandas da região em relação à sociedade, economia e à política ambiental. “Os laboratórios de pesquisa estão em funcionamento, várias pesquisas são desenvolvidas e apresentadas em encontros científicos, ou no próprio Congresso de Iniciação da Universidade. Há projetos de extensão, relacionados às visitas de alunos de outras escolas aos laboratórios da Instituição e envolvimento dos estudantes em projetos de extensão”.

Sobre os conteúdos curriculares e as atividades pedagógicas, o documento afirma que “permite muito bem o desenvolvimento do profissional egresso e são muito bem executadas e coerentes com a metodologia implantada”.

Outro item destacado foi a possibilidade de estágio oferecida pelo Curso ao corpo discente. “O estágio curricular supervisionado está implantado de forma excelente. A IES possui convênio com todas as escolas públicas e privadas da Cidade, com todas as prefeituras da Baixada Santista e ainda oferece estágio em sua própria instalação do ensino Básico”.

No relatório, os alunos relataram que, “devido a existência de campo de estágio na própria IES e da possibilidade de realização do estágio também em escolas públicas, podem comparar os métodos de ensino e a motivação da clientela em ambos os ambientes, além de perceberem as necessidades do desenvolvimento de aulas e práticas mais motivadoras”.

Ainda segundo os estudantes, “a Unisanta ‘abre portas’ para que eles possam fazer estágio em qualquer escola da região, em face da qualidade de ensino que apresenta. A Universidade tem com as redes públicas alguns projetos de extensão que atendem à comunidade local”.

Durante o estágio, os universitários realizam o diagnóstico da realidade social e econômica e tecnológica do ambiente escolar; atuam na elaboração de projetos de ciências e tecnologia e em todo o processo de aplicação teórico prático junto com o professor e os alunos. Fazem o planejamento de proposta de intervenção, execução e avaliação na educação básica, acompanham as aulas no local do estágio e, por fim, praticam a regência de aulas.

Da mesma forma que no relatório de Sistemas de Informação, o desempenho do coordenador do curso de Ciência Biológica foi muito elogiado pela Comissão. Como mais de vinte e um anos de experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica somados, o prof. Jorge Luiz dos Santos tem “excelente relação com os docentes e discentes e representatividade juntos à direção da Universidade”.