Realizado desde 1995, o projeto Toulouse leva anualmente alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para participar de estágio em um dos principais centros de pesquisa em microeletrônica do mundo: o Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME) do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, na França, um dos maiores polos de tecnologia da Europa. O que poucos sabem é que, antes do estágio propriamente dito no AIME em julho, os alunos passam por um intensivo curso extracurricular de microeletrônica, ministrado na própria universidade pelos professores Djalmir Correa Mendes e Gustavo Mendes.
As aulas preparatórias começam no mês de agosto do ano anterior à viagem. “O curso termina somente quando voltamos da França, parando apenas para as férias acadêmicas”, explica o professor-coordenador do projeto, Djalmir Correa Mendes, que acrescenta que o curso compreende aulas teóricas ministradas aos sábados das 11h30 às 13h30 na Unisanta e práticas na “Salle Blanche” (sala limpa) do AIME. “Assim sendo, são 130 horas/aula, das quais 90 são teóricas e 40, práticas”, acrescenta.
O objetivo do curso é ensinar, desenvolver e construir circuitos integrados na tecnologia CMOS com transistores IGFET por enriquecimento (transistores por efeito de campo com porta isolada).
Em agosto do ano passado, 52 alunos inscreveram-se para concorrer às 15 vagas disponíveis para o período de estudos na França. Através de avaliações de desempenho, os quinze melhores estudantes foram selecionados, compondo o grupo que estagiará no AIME neste ano como parte da turma “Toulouse XV”.
"O intercâmbio entre o AIME e a Unisanta permite que alunos de graduação de Engenharia Eletrônica, de Telecomunicações e de Computação possam ter acesso a uma tecnologia de ponta que, no Brasil, dificilmente poderiam encontrar em cursos em nível de graduação", destaca Mendes.
A Unisanta é a única instituição de ensino brasileira credenciada para enviar alunos ao instituto, que recebe apenas, além dos estudantes brasileiros, alunos da França e da Espanha.
Toulouse 2011 – As inscrições para a turma “Toulouse XVI”, que terá início em agosto, estarão abertas tão logo o grupo atual retorne da França. Informações podem ser obtidas na diretoria da Engenharia, no Bloco M, sala 117, ou pelo telefone 3202-7119.
Texto extráido do site: http://www.unisanta.br/engcomputacao