O professor Aldo Ramos Santos, coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), teve sua tese aprovada pela Universidade Federal de Itajubá, com nota máxima. Ele foi proclamado doutor em Engenharia Mecânica, na Área de Concentração: de Conversão de Energia.
Sua tese tem grande importância para a economia de energia e o meio ambiente. Ramos Santos pesquisou o aumento de petróleo pesado oferecido no mercado mundial, produto que, na maioria das vezes, tem muito enxofre e não favorece a produção de derivados leves, como a gasolina, o querosene e óleo diesel.
“O mundo precisa mais de petróleo leve do que do pesado, que produz menos frações leves e mais frações pesadas, como óleo combustível”, afirma Ramos Santos. Para consumir as frações pesadas e produzir as desejadas frações leves, há o processo de coqueamento, cujo subproduto é o coque de petróleo.
A indústria cimenteira utiliza como combustível o coque de petróleo em um forno rotativo com aproximadamente 50 metros de comprimento, com temperatura em torno de 1.500 graus Celsius, produzindo o clinquer (matéria prima usada na fabricação de cimento Portland); o forno retém os contaminantes do coque de petróleo, evitando a liberação de óxido de enxofre (SO2) na atmosfera. O óxido de enxofre é um dos formadores da chuva ácida. Assim, o SO2 é absorvido na forma de sulfato de cálcio, que é incorporado ao clínquer, sem prejudicar as suas propriedades. O clínquer é moído, recebendo adição de gesso, produzindo o cimento Portland, que é o cimento mais em uso no Brasil e no mundo.
O coque de petróleo é um resíduo que só pode ser utilizado em indústrias, como nas centrais termelétricas e na produção de alumínio, titânio e outros produtos. Por ser um material com valor comercial, não deve ser empregado em aterros, por exemplo, porque além do custo, poluiria o meio ambiente.
` Ramos chegou às conclusões de sua tese após sistematizar a leitura científica a respeito, realizar estudos termodinâmicos e elaborar equações que relacionam o teor de enxofre no coque de petróleo com o teor de pirita (minério de enxofre) na matéria-prima da produção do clínquer de cimento Portland, sem ultrapassar o limite de emissão respeitando, assim, a Legislação Ambiental. A tese de doutorado tem o título de A Geração de Coque de Petróleo Devido ao Processamento de Petróleos e o seu uso na Produção de Clínquer de Cimento Portland.

Banca Examinadora:

1º Examinador: