Coordenador-geral de mestrado e doutorado da Unisanta é selecionado como pesquisador do CNPq

320

O Prof. Dr. Marcos Tadeu, coordenador-geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi selecionado como pesquisador do CNPq, agência de fomento à pesquisa reconhecida nacional e internacionalmente. Ser selecionado como pesquisador pelo órgão é um grande reconhecimento da qualidade e relevância do trabalho desenvolvido pelo professor.

Um pesquisador do CNPq tem diversas atribuições e é fundamental prosseguir com o desenvolvimento dos projetos que resultaram em um elevado índice de publicações, bem como manter as contribuições para a área, incentivando continuamente a pesquisa e o avanço científico e tecnológico.

A bolsa concedida aos pesquisadores selecionados é uma ajuda importante para a tarefa de avaliação, proposta e acompanhamento dos projetos ligados a essa agência de fomento, levando a avanços significativos em diversas áreas do conhecimento e a formação de novos pesquisadores.

Sobre a seleção – Os pesquisadores são selecionados com base em dois fatores principais: a importância de seus projetos de pesquisa em sua área de atuação e a produção científica que apresentam. Além disso, a qualidade dessa produção científica é avaliada pelo fator h, que leva em conta não apenas o número de publicações, mas também o número de citações desses trabalhos.

O Prof. Marcos Tadeu tem mais de 300 trabalhos em revistas científicas altamente relevantes, juntamente com um fator h de 35, o que foi fator preponderante. “Certamente, essa escolha irá contribuir significativamente para nosso programa de pós-graduação em engenharia mecânica, uma vez que ter um docente com essa qualificação pode gerar diversas linhas de pesquisa interessantes junto ao CNPq”, afirmou o professor.