Como parte das atividades da disciplina de Execução de Obras e Segurança do Trabalho, 9º ciclo da Faculdade de Engenharia Civil, foi realizada, em 23 de março último, uma visita à obra da empresa Itapura Empreendimentos Imobiliários, sob responsabilidade do engenheiro civil Luiz Ricardo Ventura.

A visita dos alunos complementou as informações recebidas em sala de aula, sobre: canteiro de obras, Instalações provisórias, locação de obras, movimento de terra e controle de fundações.

A obra escolhida pelo professor Eng. Orlando Carlos Batista Damin incluiu um tipo de fundação de uso raro no município de Santos, o uso de estacas escavadas através do processo de hélice contínua. “Este tipo de fundação não provoca transtornos aos vizinhos, tais como vibração e excesso de ruído, além de ser muito rápida”, disse o engenheiro Ricardo Ventura.

De acordo com os relatórios elaborados pelos alunos, a obra utiliza rebaixamento de lençol freático  e controle de execução das estacas computadorizado – com acompanhamento online de técnicos da empresa contratada para o serviço. Segundo os relatórios, o sistema controla o prumo da estaca, o volume da escavação, a pressão no solo exercida pelo equipamento, controle de rotação da sonda, volume e pressão do concreto bombeado utilizado para preenchimento da estaca.

Os alunos acompanharam de perto a execução completa de uma estaca, desde a locação até a colocação da armadura de 6m na parte final da estaca. Foram decisivos, para a escolha da técnica utilizada, a velocidade de cravação de 9 a 10 estacas por dia com profundidade de 18,5m e diâmetro médio de 0,70m, bem como o custo, além de do fato de atender a legislação da Prefeitura de Santos – que impõe restrições ao uso de bate-estacas em perímetro urbano. A informação é do engenheiro Ventura.

O relatório de visita, elaborado pelos alunos, ainda informa que os muros de arrimo em concreto armado, para contenção e segurança dos imóveis vizinhos, já estavam executados. Eles puderam fazer muitas perguntas ao engenheiro responsável, bem como ao mestre de obras, sr. Sebastião.  Os alunos ficaram satisfeitos com a atenção recebida e a  segurança desse funcionário durante as explicações sobre as técnicas utilizadas na obtenção de referência de nível, ponto fixo para início da obra e execução do gabarito da obra, bem como sobre a técnica de locação das estacas e padronização dos blocos de fundação.