O conhecimento científico mais avançado na área da ecotoxicologia sobre o impacto das atividades de petróleo e gás no meio ambiente será o tema do Prof. Dr. Augusto Cesar, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na Santos Offshore – Oil & GásExpo 2010.

Augusto Cesar é coordenador de Projetos de Pesquisa, Cursos e Programas de Pós-Graduação da Unisanta. Tem dois pós-doutorados nas áreas de Ecotoxicologia e Gestão Costeira pela Universidade de Cádiz, Espanha (2004 e 2007) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de Múrcia, Espanha (2003).

É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com experiência de mais de 15 anos nas áreas de Ecotoxicologia Aquática, Ecologia, Biologia Marinha e Meio Ambiente. Possui diversos trabalhos publicados em revistas e livros relacionados a estas áreas, tanto em âmbito nacional como internacional.

Graduou-se em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília (1990). Sua palestra no Santos Offshore Oil & Gás será dia 22/10, das 17 às 17h50, no Mendes Convention Center.

Equipamentos didáticos – Durante o Congresso, o Laboratório de Engenharia Química da Unisanta apresentará um módulo didático que reproduz fielmente a separação de petróleo em gás, óleo diesel e gasolina. Leia mais em http://www.unisanta.br/noticia/ciencia/exibe.asp?cd=7279&it=4&ft=0

A Santos Offshore será realizada de 19 a 22/10. Inscrições e Programação no site http://www.santosoffshore.com.br/
Outras pesquisase cursos da Unisanta – A Universidade Santa Cecília é a pioneira em cursos de engenharia na Baixada Santista, iniciados em 1971, para atender ao Pólo petroquímico e siderúrgico de Cubatão, Porto de Santos e Parque Industrial da Grande São Paulo.

Já a partir de 1975, começaram os cursos de Pós-Graduação, dentre eles o de Engenharia de Segurança do Trabalho, que prossegue até hoje.

Ao início dos anos 90, em parceria com a RPBC-Petrobras, foi instalada na Universidade o Laboratório de Ecotoxicologia, que posteriormente teve ensaios referendados no padrão de qualidade ISO 9002 e mais recentemente pela ISO 17025.

A Unisanta participa de inúmeras parceiras com indústrias e instituições, que resultam em laboratórios de repercussão nacional. Dentre elas, a modernização da mirrefinaria – unidade didática – um visão abrangente dos processos de refino de derivados de petróleo.

Hoje a Unisanta tem um parque de laboratórios entre os melhores do País. Desde o Laboratório de Operações Unitárias, onde os princípios físico-químicos e equipamentos de produção industrial são apresentados em detalhes, integrando programas de treinamento de pessoal a serviço do sistema Petrobrás e muitas indústrias.

Nesses laboratórios são desenvolvidos equipamentos com uma pedagogia própria ao ensino da parte experimental de áreas tecnológicas, bem como da aprendizagem e consolidação teórica, servindo de base para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Em 2005, em caráter pioneiro na Baixada Santista, foram lançados os cursos de lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás, já na sua sétima turma. Em 2009, começou a graduação em Engenharia de Petróleo.