Predisposição ao câncer, Licenciamento de atividades portuárias, Visão biológica da exploração do pré-sal e Formação profissional do Biólogo são alguns dos temas discutidos no evento

Desde o último domingo (14) até quarta-feira (17), a Universidade Santa Cecília – Unisanta recebe biólogos dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os quais participam do 21º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (21º ConBio).

O evento abre espaço para discussão de importantes temas da área e atualização dos profissionais, que contam com palestrantes vindos de várias partes do país, além de pesquisadores do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha, da Unisanta.

A ampla programação conta com dez conferências, nove mesas-redondas, 18 minicursos, seis cursos de atualização, além da 3ª Mostra de Fotografias e da apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis, enfocando temas diversos das Ciências Biológicas.

Sobre o CRBio-01 – Trata-se de uma autarquia federal de orientação e fiscalização do exercício profissional do Biólogo, com jurisdição nos estados São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tem adotado ações possíveis na missão de difundir o conhecimento e buscar o aprimoramento profissional, bem como discutir os problemas e definir os rumos da profissão de Biólogo. Com esse objetivo vem realizando atividades como cursos de atualização, concursos, simpósios e, bianualmente, os congressos de Biólogos do CRBio-01 (ConBio).

Confira alguns temas da programação desta terça-feira (16) e quarta-feira (17)

Dia 16/7 – Terça-feira

8h30 – 12h30 (minicursos simultâneos)

Animais peçonhentos – MC 15 – (Bloco E – Sala 616)

Giuseppe Puorto – Instituto Butantan, SP

Resgate de animais silvestres – MC 17 – (Bloco E – Sala 617)

José Carlos Chaves dos Santos – FIBRAcon Consultoria, Perícias e Projetos Ambientais, Campo Grande, MS

14h30 – 16h30 (mesas-redondas simultâneas)

Análises e diagnósticos biomoleculares: desafios das análises genômicas – Mesa-Redonda 04 – (Anfiteatro – Bloco E/A)

1. Identificando genes alterados em doenças

Regina Célia Mingroni Netto – USP, SP

2. Perdas e ganhos de segmentos genômicos e a sua associação com doenças genéticas

Ângela Maria Morgante – USP, SP

3. Perdas e ganhos de segmentos genômicos e predisposição ao câncer

Ana Cristina Victorio Krepischi – CIPE/HCACC, SP

Fauna e Flora – Inventários e licenciamento ambiental – Mesa-Redonda 05 – (Anfiteatro – Bloco E/B)

1.       Os estudos da Fauna exigidos no Licenciamento Ambiental Federal (LAF)

Anna Christina Mendo dos Santos – IBAMA, Campo Grande, MS

2.       Inventário Fauna Silvestre e o Licenciamento Ambiental

3.  Inventários e Licenciamento Ambiental

José Milton Longo – FIBRAcon Consultoria, Perícias e Projetos Ambientais, Campo Grande, MS

Biólogo formação profissional – Mesa-Redonda 06 – (Anfiteatro 1 – Bloco D)

1. Formação profissional dos Biólogos

Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira – Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CRBio-01), Cuiabá, MT

2. Áreas de atuação do Biólogo

Wlademir João Tadei – CFBio, São José do Rio Preto, SP

3. O Licenciado em Biologia: perfil e atuação profissional

Marcelo Tadeu Motokane – USP, Ribeirão Preto, SP

Dia 17/7 – Quarta-feira

8h30 – 10h30 (mesas-redondas simultâneas)

Aves Marinhas – Mesa-Redonda 07 – (Anfiteatro – Bloco E/A)

1. Robson Silva e Silva – Biota Consultores em Meio Ambiente, SP

2. Conservação de albatrozes e petréis do Brasil para o mundo.

Tatiana Neves – Projeto Albatroz, Santos, SP

3. Aves marinhas no Brasil: riqueza e migrações.

Fábio Olmos Correa Neves – Permian Global, SP

Exploração do pré-sal – Mesa-Redonda 09 – (Anfiteatro 1 – Bloco D)

1. Uma visão biológica do pré-sal

Antônio Olinto Ávila da Silva – Instituto de Pesca, Santos, SP