“Este é um ato histórico, não é só mais um Centro de Pesquisa e não é só mais a inauguração de um Laboratório. Estamos alterando o epicentro das pesquisas e da formação de pessoal especializado, que foi no Rio de Janeiro, no passado, e trazendo-o também para Santos, motivados pela exploração da Bacia de Santos”.
Assim a dra. Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), anunciou a instalação,dia25/3, de mais dois poderosos instrumentos de capacitação e pesquisa para alunos e pesquisadores de graduação e pós-graduação em Engenharia de Petróleo.
O Centro de Ensino e Pesquisa em Energia e Tecnologia de Automação da Unisanta (CEPEA) – ligado ao Parque Tecnológico de Santos, integrará as pesquisas e laboratórios já existentes, todos já engajados com pesquisas nacionais e internacionais.
A gerente geral da Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda, Ana Zambeli, manifestou sua satisfação de estar em Santos e de iniciar a parceria com a Unisanta. Afirmou que um dos princípios da empresa, há 65 anos no Brasil, é se aproximar da comunidade intelectual, como a da Unisanta, que vai preparar as gerações futuras e contribuir com estudos na área, por meio de pesquisadores e professores “tão qualificados e apaixonados”.
Está em fase de construção o primeiro Centro de Tecnologia da Schlumberger, no Rio de Janeiro, e a empresa tem todo o interesse em trabalhar com universidades como a Unisanta, visando formar pessoal qualificado. “Esta parceria é só um começo, estamos de portas abertas”, anunciou Ana Zambeli.
A Schlumberger é uma empresa líder mundial em tecnologia, soluções integradas de gerenciamento de projetos e informações para a indústria mundial de petróleo e gás.

Sustentatibilidade

“Estamos preparados, em todos os níveis para atender ao setor de petróleo e gás”, afirmou a presidente da Unisanta, dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, mencionando que os alunos e ex-alunos da Universidade estão sendo requisitados por empresas da área.
Referiu-se ao Ano Internacional da Biodiversidade, comemorado em 2010, e à preocupação com o desenvolvimento sustentável, que já nasceu com a Unisanta, com seus 50 anos de existência e os 39 anos de seus cursos de Engenharia. Desenvolvimento sustentável, preocupado com o alívio da pobreza, conforme salientou.
Laboratório
O Laboratório de Simulação, Exploração, Produção e Processamento de Petróleo da Unisanta está equipado com aplicativos computacionais de uso rotineiro na indústria mundial de petróleo (sejam operadoras ou prestadoras de serviço), propiciando a capacitação dos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia de Petróleo e principalmente provendo mais um diferencial na formação destes estudantes – futuros ou já profissionais – para ingresso ao mercado de trabalho.
Software tridimensional
Um dos softwares disponibilizados pela Schlumberger, chamado Petrel, possibilita simular o comportamento de reservatórios de petróleo, o que permite a análise da redução de riscos nos processos de exploração do produto. A geóloga Kátia Leite deu uma aula prática sobre o funcionamento do programa. De posse dos estudos já disponíveis sobre dados sísmicos e dados do poço, o software auxilia na análise e interpretação sobre possível localização de reservatórios de petróleo. Assim, é possível criar modelos geológicos com muito mais rapidez e eficiência.
Centro de produção científica
O CEPEA – Unisanta tem por finalidade formar profissionais voltados para o desenvolvimento tecnológico, habilitados a atuar em processos mecânicos e recursos energéticos das indústrias, no comércio, na prestação de serviços e nos centros de pesquisa e inovação. Contribuirá para elevar a produção científica nas áreas de Graduação, Pós-Graduação, Especialização e Extensão, além de programas de mestrado.
O CEPEA integra uma rede de instituições conveniadas pela Indústria Brasileira de Energia, cujos investimentos possibilitam a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de psquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), nas áreas de interesse.
Darão suporte técnico-científico ao CEPEA os diversos núcleos de pesquisa existentes na Instituição como o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada em Automação e Robótica e em Sistemas Inteligentes; o Laboratório de Operações Unitárias; o Grupo de Pesquisa em Métodos Tecnológicos Aplicados a Bioengenharia; o Laboratório de Engenharia de Petróleo, que abriga a minirrefinaria da Petrobras; o Laboratório de Ecotoxicologia; o Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos (NEPOMT); o Núcleo de Estudos de Direito Ambiental; o Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) e o Centro de Pesquisas de Sistemas Elétricos de Energia, além de importantes intercâmbios com instituições de Ensino Superior e empresas no Brasil e exterior como o Institute Pos System and Computer Engineering e o Atelier Interuniversitaire Microelectronique do Institut National dês Sciences Appliquées de Toulouse, na França.
Dessa forma, atenderá principalmente à crescente demanda para a expansão do Porto e à exploração do pré-sal da Baía de Santos.
Estiveram ainda presentes à instalação do Laboratório de Simulação, Exploração, Produção e Processamento de Petróleo, e do CEPEA/Unisanta, representantes das prefeituras, da Petrobras, de empresas da Cadeia de Petróleo e Gás, órgãos públicos, coordenadores, diretores, professores e alunos da Unisanta.