Mais de mil participantes entre pesquisadores, professores e alunos, de 166 instituições e 212 cidades do País, estarão participando VIII Simpósio de Biologia Marinha, que será realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de 11 a 15 de julho.

O cantor Guilherme Arantes, fundador da ONG Planeta Água, ministrará a palestra da abertura, nesta segunda-feira, dia 11, às 19h, no anfiteatro do bloco E do Campus, Rua Cesário Mota, 8, no 4º andar.

As últimas pesquisas na área de Ciências Biológicas serão discutidas nos 27 minicursos e das 18 palestras sobre raias, tubarões, gerenciamento costeiro, ecologia marinha, algas, programas ecológicos, entre outros assuntos.

O evento é coordenado pelos professores João Alberto Paschoa e Orlando Couto Jr. A organização está a cargo da professora Lucilene Mendes Pais com a colaboração de 30 estagiários do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da UNISANTA.

Programa – Na terça-feira, dia 12, às 11h, haverá a palestra Nos bastidores de Nemo, com o produtor de imagens subaquáticas Adrian Martino, brasileiro que teve suas imagens utilizadas como base para a produção do filme Procurando Nemo.

Em outro local, o mestre Fabio Cabrera De Léo (USP) falará sobre Métodos e Técnicas de Exploração do Bentos de Mar Profundo: Canyons submarions nas margens do arquipélago do Hawaii.

Às 17h30, o tema será Projeto Raias – Distribuição espacial, utilização do habitat, estrutura e tamanho da população de raias prego – Dasyatis americana, na Reserva Biológica do Atol das Rocas, com Dr. Paulo Oliveira (UFRPE). Paralelamente o Dr. Mauricio Hostim (UNIVALI) ministrará a palestra Projeto Meros do Brasil.

No dia 13, quarta-feira, às 11h, as palestras são Problemas dos Ataques de tubarões na região Metropolitana de Recife, com o Dr. Fabio Hazin (UFRPE) e Projeto Tamar-Ibama: Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil, com o biólogo José Henrique Becker (Projeto TAMAR).

À tarde, às 17h30, os temas são O Uso do Selo Práticas de Pesca Ambientalmente Responsáveis como um Instrumento de Apoio ao Gerenciamento Costeiro, pela doutoranda Sandra Antunes Severo (Instituto SEA SHEPHERD), e Melhorias com a Construção da 2ª pista da Imigrantes, com Artaet Arantes da Costa Martins (ECOVIAS).

A programação continua no dia 14, às 11h, com Ensino de Ecologia e Estatística utilizando projetos de pesquisa em campo, a cargo do Dr. J.C. Voltolini (UNITAU) e Gerenciamento costeiro, com o Dr. Marcus Polette (UNIVALI). O doutor Miguel Thompson, do Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP), falará sobre Ciências Marinhas no Ensino Médio, às 17h30.

Paralelamente, o biólogo da PETROBRAS, Marcos Vinicius de Mello, discorrerá sobre Projetos Ambientais da PETROBRAS/RPBC.

Encerrando o ciclo de palestras, o tema Ondas no Oceano e as tsunamis será ministrado pelo Dr. Joseph Harari, do IO/USP, às 11h, do dia 15.

Também às 11 h, no auditório do Bloco D, 4º andar, o prof. Dr. Fábio Giordano falará sobre os primeiros resultados do projeto EcoManage, Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, que tem apoio da Comunidade Européia.

Minicursos – Além das 18 palestras, também serão ministrados 27 minicursos. Entre os temas proferidos no período da manhã estão: Bioecologia do Peixe-boi, pela mestre Fábia Luna, do Projeto Peixe-boi Amazônico; Restinga: um ecossistema ameaçado (com aula prática extra na restinga), pelo mestre Paulo Salles Penteado Sampaio, da UNISANTA e Produtos Naturais de Organismos Marinhos (com aula prática), pela mestre Simone Possedente de Lira, da USP.

À noite, alguns assuntos discutidos serão Biologia dos Tubarões, a cargo do dr. Paulo Oliveira, da UFPE; Gestão em área de manguezais, por Jocemar Tomasino Mendonça, mestre do Instituto de Pesca Cananéia; Programa de Observadores de Bordo do Brasil e da CCAMLR, pela mestre Tatiana Neves e Equipe, do Projeto Albatroz e Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Óleo, ministrado pela doutoranda Sandra Antunes Severo e pela mestre Joana Santa Cruz, ambas do Instituto Sea Shepherd.

Entretenimento e cultura – Também serão oferecidas aos participantes as seguintes opções de atividades culturais no período da tarde: documentários sobre as Ilhas Fiji, Abrolhos e Laje de Santos; visitas ao Acervo Zoológico, Laboratório de Ecotoxicologia e Herbário da UNISANTA; e Exposição de Microscópios; além de salas de leitura, apresentações de bandas de alunos da UNISANTA e de capoeira.

Trabalhos científicos – Durante o VIII Simpósio serão apresentados 55 trabalhos científicos em forma de painel, avaliados por uma comissão de seis pesquisadores. Os três melhores trabalhos serão premiados.

Outras informações e inscrições para palestras (as vagas para os minicursos já estão esgotadas) pelo site www.unisanta.br/simposiobiomar ou pelo tel.: (13) 32027100 – ramal 7316.