O estudo feito durante um ano para acompanhar as transformações do ecossistema em parte do rio Trindade, na Serra do Mar, será apresentado pelos biólogos João Alberto Paschoa dos Santos e João Marcos Miragaia Schmiegelow, do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília, no III Simpósio em Ecologia – Monitoramento Biológico de Ecossistemas Aquáticos Continentais: da Teoria à Prática, de 10 a 12 deste mês, no Rio de Janeiro.
Os docentes apresentarão o trabalho Monitoramento da ictiofauna em riacho de Mata Atlântica com uso de pesca elétrica. Além da importância de analisar variações físico-químicas da água, como temperatura, pH, total de sólidos e oxigênio dissolvidos, e condutividade elétrica, vale destacar a técnica utilizada no estudo para monitorar a comunidade dos peixes, em duas áreas próximas à região de captação de água para o Porto de Santos.

Miragaia explica que a pesca elétrica ainda é considerada desconhecida no Brasil, mas essencial para esse tipo de estudo, permitindo a coleta de espécies variadas. “Apósdescarga elétrica de baixa amperagem, os peixes ficam levemente desorientados, facilitando a coleta para qualificação e quantificação. Em seguida, devolvemos os animais com vida ao habitat natural”. O biólogo ressalta que a técnica é ecológica, pois, diferentemente das redes de espera e anzóis, não prejudica os peixes. Mas concorda apenas com o uso para fins de estudo e pesquisa.
A primeira amostragem foi feita em agosto de 2007, seguida de novas em janeiro, maio e agosto de 2008. As duas áreas selecionadas são fechadas com uma rede de contenção (3mm de espessura) e recebem a potência de um gerador Motomil MG950 (800w, 220V, 3,6ª). Segundo Paschoa dos Santos, o objetivo é aferir os potenciais danos ao local de captação de água, a cada quatro meses.
“Iniciamos o trabalho a serviço da empresa Water Port S/A. Desde então, as variações encontradas no local se enquadram nos padrões naturais. Cercamos uma área de 90 e outra de 70 metros, uma próxima à nascente do rio e outra mais abaixo. Registramos a vazão de água, que nitidamente variou entre os meses de verão e inverno devido à quantidade de chuva, e as espécies encontradas, para que possamos monitorar a comunidade de peixes”, diz.
Rio Trindade – Nasce na Serra do Mar, nos limites da fazenda Trindade, localizada na rodovia Rio-Santos, Km 244. As águas são transparentes e o fundo é formado principalmente por seixos, calhaus e matacões.