Preocupados com a biodiversidade de peixes, dez alunos e cinco profissionais de Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participaram de curso de capacitação e aperfeiçoamento, ministrado pelo curador do Acervo Zoológico da UNISANTA (AZUSC) e pesquisador responsável pelo Laboratório de Pesquisas Biológicas (LAPEBio), Matheus Marcos Rotundo. No encerramento, (10/10), eles integraram as atividades complementares e de pesquisa na empresa de pesca Aliança Sociedade Comercial de Pesca Ltda, em Guarujá.
O curso, intitulado “Introdução à Taxonomia de Peixes Marinhos Brasileiros”, com duração de duas semanas e carga integral, capacitou e aperfeiçoou os profissionais e alunos com o tema Estudo da Biodiversidade Íctica Marinha do Estado de São Paulo, através da Pesca.
O “Projeto Pró-Pesca-pescando conhecimento” começou a desenvolver suas atividades em novembro de 2004. “Aproximadamente 150 exemplares de diversas espécies de peixe foram doados ao projeto para que os alunos os utilizassem na parte prática, visando à identificação de todo o material faunístico”, diz o pesquisador.
Segundo Rotundo, a criação desse projeto se deve à preocupação do Ministério do Meio Ambiente, desde 2002, com a biodiversidade do País. “O Brasil hospeda cerca de 20% da biodiversidade do planeta e detém apenas 1% do acervo biológico científico do mundo”, explica.
O pesquisador ainda ressalta que, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a região Costeira da Costa da Mata Atlântica (Baixada Santista), litoral central do Estado de São Paulo, é de grande importância biológica para os peixes, pois é uma área de transição por sofrer influência das águas quentes, provenientes da Corrente do Brasil, e frias, da Corrente das Malvinas. “Pelo litoral paulista possuir essas características únicas, é de grande importância que a ictiofauna deva ser analisada, para que possamos fazer uso racional e sustentável de suas potencialidades”, finaliza.