Santos – As Ciências Biológicas têm um papel significativo em áreas que muitos ainda desconhecem. Aconselhamento genético, saúde pública e até mesmo o esclarecimento de crimes pela Justiça são áreas em que este profissional pode atuar. As atribuições do biólogo, tanto bacharel quanto do licenciado no Conselho Regional ficaram mais claras após a regulamentação da lei 6.684, em 1979. A partir daí, a atuação vai mais além de lecionar.
A explicação é do presidente do Conselho Regional de Biologia Wlademir João Tadei, presente ao 17º Encontro de Biólogos que está sendo realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) desde domingo, e que termina nesta quarta-feira. “O biólogo está capacitado para trabalhar de maneira significativa em várias especialidades. “Tem uma formação muito forte em genética e principalmente em embriologia”, afirma Tadei.
Entretanto, a escolha da universidade deve ser feita com cuidado. Segundo Tadei, muitas instituições de ensino não oferecem boa formação. “A carga horária exigida é de 3 mil horas-aula. Com esta exigência, possibilitamos uma formação geral, ampla e forte. O profissional estará pronto para uma especialização.”
Para a geneticista da Universidade de São Paulo (USP) Ângela Maria Viana Morgante, não compete aos biólogos diagnosticar doenças. “Existe uma troca de idéias entre os profissionais. Esse é o ideal”, explica Ângela.
A geneticista afirma que se a intenção do biólogo é ser pesquisador na área genética humana, deve procurar instituições que tenham pesquisas. A ausência de Institutos privados é alvo de criticas de Ângela. “Só temos um instituto de pesquisa que não faz parte de nenhuma universidade e não é do governamental, o que dificulta a formação de pesquisadores”, critica. O instituto internacional que Ângela se refere é o de Ludewig de Pesquisa sobre o Câncer.
De acordo com Tadei, as áreas de atuação para este profissional são muito amplas. As mais procuradas são as especializações em Genética, a Biotecnologia, a Ecologia e o meio Ambiente. A Bioinformática ainda não está entre as mais escolhidas pelos biólogos. Esta área da Biologia trabalha com análises de DNA e análises matemáticas.
Outras atuações estão em Assessorias Técnicas e Cientificas, Reprodução Animal Assistida, Biologia Forense, Projeto Genoma Humano, Gestão Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente, Zoologia, Biologia Molecular, entre outros.

Debates de quarta-feira – O 17º Encontro de Biólogos do CRBio-1 termina nesta quarta-feira (12). Das 9h30 às 12 horas, haverá o seguinte workshop: O Biólogo e o Jornalismo Científico , com as apresentações: O Biólogo Divulgador e o Divulgador Biólogo, com Maria de Macedo Soares Guimarães, da Revista ComCiência, Labjor, da Unicamp/SP; Jornalismo Científico no Brasil: Limites e Desafios, com Wilson da Costa Bueno, da ECA/USP, e Dos Laboratórios à Sociedade : A Divulgação Científica nas Universidades Públicas Paulistas, com Fernando De Maria dos Santos, professor da UNISANTA, no auditório 3, Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, 4º, Santos.
No mesmo horário, no auditório 2, o tema será O Biólogo Empresário, com os itens: Controle de Vetores e Pragas Urbanas, a cargo de Lúcia Schüller, da ABC Expurgo Ltda; Produção de Cogumelos, com Edison de Souza, da Brasmicel, Suzano; Consultoria Ambiental na Área de Microbiologia, de Maria Tereza de Paiva Azevedo, do Instituto de Botânica/Bioalgas, de São Paulo.
Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo: Estudo de Impacto Ambiental será tema no auditório 1, com os especialistas: Pedro Umberto Romanini, da Artesp, que vai falar sobre Licenciamento Ambiental no Setor Rodoviário; Maria Cristina de Oliveira Lima Murgel, da Fiesp, sobre Licenciamento no Setor Industrial e Sílvia Fazzolari Correa, consultora, que abordará Licenciamento Ambiental de Aterros Sanitários.
A sessão de encerramento será das 15h30 às 16h30, com premiação dos painéis, no auditório 1.