BDC Tecnologia: vibe coding, a nova tendência em programação com IA

13

A Inteligência Artificial aplicada ao desenvolvimento de software e vibe coding foi o assunto debatido pelo docente da Unisanta e especialista em Tecnologia, Prof. Leo Andrade, no quadro BDC Tecnologia exibido no último dia 5 de janeiro, no Programa Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV.

Na oportunidade, o programa destacou como a IA está mudando a forma de programar através do vibe coding. A novidade acelera o trabalho, aumenta a produtividade e abre novas possibilidades para empresas e profissionais, mas ainda exige conhecimento técnico para garantir segurança e credibilidade.

Vibe coding é uma tendência na programação que utiliza IA, especialmente Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), para gerar código a partir de comandos em linguagem natural (prompts), focando na “vibe” ou ideia do projeto em vez da sintaxe, permitindo criar apps rapidamente. No entanto, exige revisão de um especialista para garantir qualidade, segurança e arquitetura, sendo mais indicada para protótipos ou projetos simples e como complementando ao trabalho de desenvolvedores experientes.

De acordo com o docente, o vibe coding permite que se democratize o desenvolvimento de softwares, mas, em termos de segurança, é fundamental ter uma olhar crítico e técnico de um profissional de tecnologia qualificado para verificar se o que a IA produziu não possui brechas de segurança nos sistemas.

Ainda segundo Andrade, estudar e fazer cursos de graduação em Inteligência Artificial, Sistemas de Informação ou outra área de tecnologia irá preparar esses profissionais nos fundamentos necessários desses profissionais para detectar as brechas de segurança.

Assista à entrevista na íntegra aqui.