Banco de arremessos desenvolvido na Universidade Santa Cecília (Unisanta) fez parte dos treinamentos de paraatletas vencedores nos Jogos Regionais. Na modalidade de arremesso de disco para cadeirantes, o equipamento é utilizado por quatro paraatletas do Projeto Vida Ativa – iniciação esportiva para deficientes físicos, da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá.

Entre os paraatletas enviados para os Jogos, três ficaram em primeiro lugar. Maria Noêmia Lima, categoria F53, Maria Adriana Paiva, categoria F54, e Guiomar Leda Lemos, categoria F55. Wagner dos Santos se classificou em terceiro lugar, na categoria F57.

Com a conquista nos Jogos Regionais, Guiomar se classificou para os Jogos Abertos, que acontecem de 5 a 18 de outubro. Para o professor da Unisanta e treinador dos paraatletas, Ricardo Patero, o bom desempenho da equipe é resultado de muito esforço e da segurança passada pelo protótipo.

“O banco de arremessos é confortável e facilita o acesso do portador de deficiência ao atletismo, seja ele iniciante ou paraatleta”, disse Patero. O equipamento tem sua estrutura feita de alumínio, 70cm de altura e o banco acolchoado, dessa forma serve ao portador de deficiência como a continuação de seu corpo da cintura para baixo, o que dá confiança para seu usuário.

O banco é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) orientado pelo professor José Carlos Morilla e elaborado por seus ex-alunos: Thiago Santana, Lucas Estevam, Viviane Rodrigues, José Sérgio Pereira e Ronaldo José da Silva.

Depois de concluído, em 2007, os responsáveis pelo TCC doaram o protótipo ao Projeto Vida Ativa.