[Atualização] Previsão de ressaca intensa e estado de ALERTA na região se mantém, informa NPH Unisanta

92

Os resultados atualizados dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) indicam que a previsão de ressaca intensa se mantém. O avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical causará ventos intensos na região costeira. Por conta disso, na região da Baía de Santos a maré pode ultrapassar 2,07m amanhã (08/04) e 2,16m na quinta-feira (09/04), representando um aumento de 66cm em relação a tábua de maré.

No interior do estuário esse aumento será maior, a previsão é que amanhã o nível do mar ultrapasse 2,24m e 2,33m na quinta-feira (Tabela 1, Figuras 1 e 2).

Com relação à agitação marítima, a previsão é de ondas elevadas oriundas do quadrante sul, a partir de quarta-feira, que podem ultrapassar 3,5 metros na Baía de Santos (Figuras 3 e 4).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de Alerta devido à previsão de maré acima de 2 metros e ondas acima de 3 metros. Com relação à meteorologia, de acordo com a previsão da Defesa Civil de Santos a expectativa é de chuva com intensidade moderada em alguns períodos, com volume esperado entre 10 e 25mm.

Embora o acumulado previsto não seja tão elevado, hoje há risco para pancadas de chuva com intensidade forte, e amanhã poderá contar com nebulosidade elevada e chuva fraca.

Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos nos próximos dias devido à maré elevada, e possibilidade de impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras devido à intensidade das ondas.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPHUnisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Boletim emitido às 9h30 de segunda-feira (07/04/2020). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.