Aplicativo criado por alunos da Engenharia Unisanta para rastrear os focos da COVID-19 é vencedor do CONIC 2020

538

O Congresso Nacional de Iniciação Científica reuniu mais de 1300 trabalhos de estudantes de todo o País. A Unisanta foi a única da Baixada Santista premiada.

Apresentando um aplicativo que serve para minimizar a contaminação da Covid-19 por meio da roteirização e gamificação, os estudantes de Engenharia da Universidade Cecília – Unisanta Thiago Pongelupe Ribeiro e Igor Zaarour Alves foram os vencedores da área Ciências Exatas e da Terra, categoria em andamento do 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP).

Apesar da ótima qualidade dos mais de 1.300 trabalhos inscritos de todo o País, apenas 9 receberam prêmios como os melhores de suas áreas de conhecimento, entre eles está o dos alunos da Unisanta. Também fizeram parte do grupo os estudantes de universidades federais Akalyel Orlandini, Bruno Santos de Almeida e Isabelly Dhafny Soares Gomes.

Sobre o projeto – O aplicativo (APP) SIW – Improve the World with Your Strengths tem por objetivo informar a população sobre possíveis contaminações pela Covid-19, por meio do ar, água ou solo, de uma maneira interativa, intuitiva e acessível para todos os públicos. “Por meio de dados abertos, o APP gera rotas seguras, classificadas por cor de acordo com o risco. Ainda será possível clicar na região do mapa para ver em detalhes os indicadores de risco”, explica Thiago, que é estudante de Engenharia Química da Unisanta.

O usuário também terá um jogo em que receberá desafios que aumentarão sua imunidade e também ajudará a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS.) “No futuro, o SIW terá ferramentas inclusivas. Também prevemos parcerias com empresas privadas para oferecer prêmios aos usuários que mais contribuírem para a sustentabilidade”, afirma.

Ainda segundo o estudante, o aprendizado obtido na Unisanta durante as aulas foi fundamental para o desenvolvimento da atividade. “Toda a interpretação das ODS, a lógica de programação para fazer as análises dos dados e como poderíamos utilizá-los, a estrutura e a escrita científica que pude aprender durante o meu voluntariado no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade. Os conhecimentos ajudaram bastante”, finaliza Thiago.

Hackathon – Thiago e Igor também participaram e venceram, no mês de maio, do Nasa Space APPS Challenge Brazil, promovido pela empresa Júpiter. “Integramos a equipe Space Coders e tivemos a felicidade de vencer o Desafio 6 (ODS e COVID-19). Agora pretendemos seguir alguns conselhos importantes que recebemos no CONIC e dar continuidade ao aplicativo. Possivelmente trabalharemos com Open Source e buscaremos ajuda da comunidade nessa empreitada”, conclui Igor, que estuda Engenharia Mecânica na Unisanta.