fonte: site engenharia unisanta

Na disciplina de Computação Aplicada, os alunos do quarto semestre dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  produzem projetos  visando ao desenvolvimento de sistemas interativos, através da plataforma de prototipagem Arduino.

Sob orientação da professora Raquel Galhardo de Carvalho Lopes, os  estudantes recebem conceitos básicos de programação e eletrônica, trabalhando com o envio ou recepção de informações de sistemas eletrônicos.

A professora explica que,  ao longo do semestre, os estudantes apresentam suas propostas de projeto, cujo principal objetivo é transformar os conhecimentos adquiridos durante as aulas em uma aplicação real. “As aplicações sugeridas pelos alunos envolvem desde simulações de sistemas eletrônicos existentes à automações de máquinas manuais”.

Entre os projetos apresentados neste semestre estão:

Contador Digital de Componentes Eletrônicos

O objetivo foi desenvolver um contador digital para uma preformadora manual de componentes axiais na horizontal, a fim de realizar a contagem dos componentes durante o processo de corte dos terminais.

O estudo foi desenvolvido pelos alunos Paulo Hidalgo Santos, Paulo César Passos de Oliveira, Thellyson Francisco de Sousa Silva e Vinícius dos Santos Rodrigues (foto).

Ponte Rolante

Projeto desenvolvido com o objetivo de simular o funcionamento de uma ponte rolante (utilizada no transporte e elevação de cargas), equipamento comum em instalações industriais.

O protótipo foi criado pelos alunos Audenis Nunes da Mota e Marco Antônio de Carvalho Costa (foto).