Curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está desenvolvendo produtos com o uso da Nanotecnologia, o que segundo o professor responsável Dr. Paulo Rogério de Torres, é uma inovação, pois ele desconhece outra Universidade que utiliza esse tipo de tecnologia na produção de cosméticos. A nanotecnologia é a capacidade potencial de manipular estruturas equivalentes a um milionésimo de milímetro ou a um bilionésimo de metro.

Esses produtos estão sendo fabricados pelos alunos do 3º e 4º ano nas disciplinas Farmacotécnica e Cosmetologia, respectivamente. Os estudantes do 3º ano estão produzindo cremes faciais antienvelhecimento, para os pés e corpo, utilizando a mais alta tecnologia nanométrica disponível no mercado.Os cremes são feitos à base de lipossomas de vitaminas e enzimas, produtos hidratantes especiais com tecnologia nanométrica, e microcápsulas de princípios ativos variados.

Já os do 4º ano, separados em grupos, elaboraram cremes hidratantes. Cada grupo criou uma formulação específica para usos variados como: creme hidratante facial, creme antiidade, cremes para as mãos e pés, loções corporais, entre outros. Para a elaboração das fórmulas os alunos usaram o que existe de mais moderno no mercado cosmético, como Peach Yogurt, Hyaxel, Liftline, Sculptessence e Hydromanil. Eles também criaram sabonetes exclusicos aromatizados, usando de princípios ativos de última geração.

“Os produtos formulados pelos alunos são de propriedade intelectual de cada grupo, mas existe a possibilidade de, pós-formados, eles colocarem à disposição no mercado.”, afirma o professor.

Torres formou-se na primeira turma de Farmácia da Unisanta e assumiu as disciplinas Cosmetologia e Farmacotécnica este ano. Ele é especialista em Cosmetologia, Mestre em Dermofarmácia e Cosmetologia (Espanha), Membro de Honra na The Cambridge University (Inglaterra) e Membro de Honra na The University of High Studies (EUA).

Essas novidades têm o apoio da TEKNA Farmácia de Manipulação, que disponibilizou tecnologias inovadoras para os alunos produzirem cremes hi-tech e loções de alta absorção, com resultados surpreendentes.

De acordo com o professor, para o próximo bimestre já está programada a elaboração de xampus, condicionadores e máscaras capilares de alta tecnologia e inovadoras no mercado.