Alunos vestidos com fantasias de carros e dançando músicas de axé, funk e até Michael Jackson atraíram os olhares da comunidade ceciliana para o pátio do Bloco M5 da Unisanta, nesta quarta-feira (14). Em mais um projeto inédito promovido pela Faculdade, os alunos do 1º ano de Engenharia Mecânica e de Produção apresentaram coreografias com fantasias de transformers confeccionadas com material reciclado e sucatas.

No total, 11 grupos participaram da atividade. Além da apresentação, os estudantes entregaram aos professores uma documentação do trabalho, destacando os materiais utilizados, descrições, dimensões, tema e fotografias. Entre os materiais utilizados na confecção dos transformers estão papelão, fita adesiva, resina, entre outros.

“Na Engenharia, os alunos precisam ter uma visão espacial. O engenheiro tem a necessidade de enxergar os projetos em 3D e projetá-los”, afirmou o professor Carlos Alberto Amaral Moino, coordenador do curso de Engenharia Mecânica.
Os grupos receberam notas de docentes dos cursos nos quesitos criatividade, acabamento, descrição e participação. De acordo com o prof. João Batista do Amaral Junior, da disciplina de Princípios de Engenharia Mecânica e Produção, o projeto teve com intuito desinibir e integrar os estudantes que estão iniciando seus estudos na Faculdade.

O aluno Clebson Santos de Oliveira, de Engenharia Mecânica, desenvolveu com seu grupo um tanque camuflado. “Fizemos o carro em duas semanas com material reciclado. O papel do engenheiro é esse, pegar o que não tem projeção e dar vida”, disse o estudante, satisfeito com seu transformer.

Transformers
São robôs alienígenas fictícios de uma franquia popular da Hasbro, capazes de transformar seus corpos em objetos como veículos. A franquia surgiu em 1984, quando a Hasbro resolveu adaptar uma linha de brinquedos da japonesa Takara, e, para dar suporte a essa nova linha, foi encomendada uma série em quadrinhos da Marvel Comics e desenhos animados. O desenho chegou ao Brasil em 1987.