Neste sábado, dia 18 de novembro, a partir das 12 horas, a piscina olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) se transformará em trajeto da III Competição de Pedalinhos, projetados e construídos por alunos da Faculdade de Engenharia Industrial Mecânica da Instituição.

Trata-se de um projeto de pesquisa da disciplina Resistência dos Materiais, desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do Curso, com o objetivo de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e, principalmente, possibilitar a aplicação da base teórica de Física, Cálculos e Resistência dos Materiais em uma atividade prática.

De acordo com o prof. Carlos Alberto Amaral Moino, coordenador do Curso, o projeto é um desafio para os alunos do período noturno, os quais trabalham, em sua maioria, no período diurno. “Nesse momento, saber atuar em equipe, num curto espaço de tempo, é fundamental”.

O relatório a ser apresentado deve conter todos os cálculos da estrutura do pedalinho, além de cálculos de empuxo, momento das forças hidrodinâmicas, entre outros. A nota final de cada grupo levará em conta ainda o desempenho dos pedalinhos na piscina.

Os alunos foram orientados pelo prof. José Carlos Morilla, da disciplina de Resistência de Materiais. Participarão da competição, cerca de 50 estudantes com oito pedalinhos diferentes.