Conhecimento da Unisanta começou pela Internet, em 2010, e se transformou em visitas anuais de acadêmicos.

Eles viajam cerca de 3 mil quilômetros, de São Luís do  Maranhão, anualmente,  desde 2010, para conhecer  os laboratórios e a estrutura da Universidade Santa Cecília (Unisanta).  Nesta segunda-feira (14/3),  mais uma turma de 21 alunos da Faculdade Pitágoras, acompanhada pela professora Samyria  Azevedo, iniciou a visita que se prolongará até sexta-feira, com atividades em diversos laboratórios.

Às 8 horas, os visitantes assistiram a palestra do coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Carlos Alberto Moino, no Consistório. Após conhecerem os laboratórios de Metalografia, no Bloco P e o de Ensaios de Mecânica, no Bloco D,  pela manhã, alguns  dos acadêmicos afirmavam que pretendiam se transferir para a Unisanta para cursar Engenharia ou, se não for possível agora, fazer o Mestrado quando terminarem o curso.

“O que estamos vendo está muito acima da expectativa inicial. Este é outro mundo”, afirmou Christian Matheus, um dos que pretendia se transferir para a Unisanta na graduação.

“Estou abismada, não temos essa estrutura em São Luís”, completou Islanny Baldez.   O aluno Italo Garani  ouviu falar da Unisanta  quando trabalhava em Fortaleza, por meio do seu gerente, Marcelo Capelete, que se  diplomou na Universidade.  Também ele estava surpreso com o que estava vendo.

A professora Samyria visitou a Universidade como aluna de Química, após um professor acessar a Internet e se interessar pelas disciplinas de Engenharia da Unisanta. Os contatos iniciais foram com o professor Aldo Ramos e o técnico em microscopia Antonio Aires.

Em 2012, Samyria, formada em Engenharia e professora, começou a trazer alunos da Pitágoras para a Unisanta.   “Gostamos das aulas práticas  em laboratórios, que agregam conhecimento para a vida do profissional”.  Projetos, como o de cadeira de rodas para portadores de necessidades especiais interessaram muito os alunos, que pretendem levar a experiência para São Luís.

Os visitantes também estão apreciando muito as cidades de Santos e Guarujá, pela organização e beleza natural, além da educação de seus moradores.

Programa – Os visitantes conhecerão nesta terça os laboratórios de Mecânica de Fluidos (D-8), pela manhã e os de Resistência dos Materiais, Usinagem e Motores de Combustão Interna (Bloco P), à tarde.

Na quarta, será a vez do Laboratório de Soldagem (P-11), Refino de Petróleo e Equipamento de Processos (Operações Unitárias), pela manhã. À tarde, visita ao acervo de Microscopia do técnico Aires. Na quinta-feira pela manhã conhecerão os Laboratórios de Sistemas Fluidomecânicos e Automação (B-P); à tarde, Solid Works e Math Lab (D-4).

O programa termina na sexta-feira, com palestra no Consistório do Bloco M, a partir das 9 horas, com apresentação de Software Gráfico e palestra a cargo do professor Aureo Pasqualeto Figueiredo.