Conhecimento da Unisanta começou pela Internet, em 2010, e se transformou em visitas anuais de acadêmicos.
Eles viajam cerca de 3 mil quilômetros, de São Luís do Maranhão, anualmente, desde 2010, para conhecer os laboratórios e a estrutura da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Nesta segunda-feira (14/3), mais uma turma de 21 alunos da Faculdade Pitágoras, acompanhada pela professora Samyria Azevedo, iniciou a visita que se prolongará até sexta-feira, com atividades em diversos laboratórios.
Às 8 horas, os visitantes assistiram a palestra do coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Carlos Alberto Moino, no Consistório. Após conhecerem os laboratórios de Metalografia, no Bloco P e o de Ensaios de Mecânica, no Bloco D, pela manhã, alguns dos acadêmicos afirmavam que pretendiam se transferir para a Unisanta para cursar Engenharia ou, se não for possível agora, fazer o Mestrado quando terminarem o curso.
“O que estamos vendo está muito acima da expectativa inicial. Este é outro mundo”, afirmou Christian Matheus, um dos que pretendia se transferir para a Unisanta na graduação.
“Estou abismada, não temos essa estrutura em São Luís”, completou Islanny Baldez. O aluno Italo Garani ouviu falar da Unisanta quando trabalhava em Fortaleza, por meio do seu gerente, Marcelo Capelete, que se diplomou na Universidade. Também ele estava surpreso com o que estava vendo.
A professora Samyria visitou a Universidade como aluna de Química, após um professor acessar a Internet e se interessar pelas disciplinas de Engenharia da Unisanta. Os contatos iniciais foram com o professor Aldo Ramos e o técnico em microscopia Antonio Aires.
Em 2012, Samyria, formada em Engenharia e professora, começou a trazer alunos da Pitágoras para a Unisanta. “Gostamos das aulas práticas em laboratórios, que agregam conhecimento para a vida do profissional”. Projetos, como o de cadeira de rodas para portadores de necessidades especiais interessaram muito os alunos, que pretendem levar a experiência para São Luís.
Os visitantes também estão apreciando muito as cidades de Santos e Guarujá, pela organização e beleza natural, além da educação de seus moradores.
Programa – Os visitantes conhecerão nesta terça os laboratórios de Mecânica de Fluidos (D-8), pela manhã e os de Resistência dos Materiais, Usinagem e Motores de Combustão Interna (Bloco P), à tarde.
Na quarta, será a vez do Laboratório de Soldagem (P-11), Refino de Petróleo e Equipamento de Processos (Operações Unitárias), pela manhã. À tarde, visita ao acervo de Microscopia do técnico Aires. Na quinta-feira pela manhã conhecerão os Laboratórios de Sistemas Fluidomecânicos e Automação (B-P); à tarde, Solid Works e Math Lab (D-4).
O programa termina na sexta-feira, com palestra no Consistório do Bloco M, a partir das 9 horas, com apresentação de Software Gráfico e palestra a cargo do professor Aureo Pasqualeto Figueiredo.