Os alunos do segundo ano de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram, hoje (17/6), do Projeto Gladiadores, atividade realizada como parte da avaliação da disciplina Tópicos de Mecânica, ministrada pelo professor Carlos Alberto Moino.
Os estudantes foram divididos em grupos e projetaram dez robôs para entrar em combate uns com os outros em uma arena. Os confrontos foram definidos por sorteio e, durante cinco minutos, ganhava aquele que jogasse o adversário para fora da arena ou conseguisse acender mais vezes um ‘led’ de sinalização localizado atrás do robô.
“Levamos cerca de um mês para produzir o robô. É a oportunidade que temos de colocar a teoria em prática. Além disso, a brincadeira e a disputa entre amigos são um incentivo. Para nós, projetar o motor foi o mais difícil e não utilizamos programação para locomoção”, disse o aluno Danilo dos Santos. Os alunos podem mover o equipamento por meio de controle manual ou remoto. No caso manual, a locomoção é feita por meio de um software, com uso do teclado do computador, ou por um controle tradicional.
Segundo o professor Moino, a atividade é realizada há cerca de dez anos. “A idéia é realizar esse trabalho novamente quando os estudantes estiveram no quarto ano. Assim, eles terão a oportunidade de aperfeiçoar as idéias com o conteúdo que ainda vão aprender”.
Participaram dos confrontos os robôs Jun Balboa, Bolo, Gladiador, Ferrugem, Sapateira, Fênix, Esqueleto, Golden Bug, Justiceiro e Caveirão. O robô vencedor foi o ‘Bolo’, projetado pelos alunos Alan Maciel, Marcos alves, Cristiano Batista de Queiroz e Fernando Paes Landim.