Alunos de Engenharia de Computação e Eletrônica participam de nova edição de minicurso sobre desenvolvimento e gestão de carreiras

280

Alunos do curso de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica participaram de mais uma edição do Curso de Desenvolvimento de Carreiras, promovido em parceria com o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta e organizado pelos professores Luís Fernando Pompeo Ferrara e Sabrina de Cássia Martinez. A iniciativa tem o intuito de apresentar e preparar estudantes destes dois cursos para etapas ligadas a processos seletivos e ao mercado de trabalho.

A atividade foi conduzida pelos professores Maria Cristina Pereira Matos, Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto, e o minicurso tem como principais objetivos preparar os estudantes para a confecção de bons currículos, o desenvolvimento de competências voltadas para a carreira escolhida, além de melhorar comportamentos ou corrigir hábitos prejudiciais em processos seletivos. As aulas buscam ainda a superação de bloqueios e crenças limitantes que gerem falta de confiança e o eventual medo de falar em público.

Os três encontros do minicurso, ministrado de forma exclusiva para estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta, ao longo de três terças-feiras, versaram sobre os temas “A importância de um currículo bem elaborado“ (17/04), “Práticas de entrevistas de seleção” (24/04) e “Dinâmicas de grupo” (08/05).

Uma das organizadoras da iniciativa, Sabrina de Cássia Martinez, professora dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta, explica que os encontros são indicados para estudantes a partir do quinto ciclo de seus respectivos cursos. “A partir deste momento da vida acadêmica, os alunos estão começando a participar de processos seletivos e já possuem mais maturidade, o que certamente colabora para um melhor aproveitamento dos assuntos abordados”.

Também organizador da proposta e coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta, o professor Luís Fernando Pompeo Ferrara destaca que a ideia nasceu do acompanhamento que realizou junto aos alunos de todos os ciclos do curso: “Verificamos que muitos estudantes simplesmente não sabiam como elaborar corretamente um currículo ou até mesmo participar de entrevistas e dinâmicas de grupo. A parceria com o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da universidade nos permitiu a realização de um trabalho específico para preencher esta lacuna”, explica.

Maria Cristina Pereira Matos, professora do curso e coordenadora do NDC/Unisanta, órgão responsável pelo minicurso, também ressalta a importância do atendimento realizado pelo núcleo de forma gratuita para estudantes da universidade: “Já atendemos mais de 2.000 alunos, além de seus familiares. O retorno tem sido muito positivo, pois proporcionamos a oportunidade de se sentirem mais preparados para enfrentar as diferentes etapas envolvidas nos processos seletivos”.

NDC/Unisanta – Criado em maio de 2012 e voltado para iniciativas ligadas ao mercado de trabalho, o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta, coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos com a participação dos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto, busca auxiliar alunos e formandos da Unisanta na busca por colocações no mercado de trabalho através de diversas iniciativas envolvendo a qualificação de estudantes e até mesmo a prestação de serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos para empresas de diferentes segmentos. O NDC/Unisanta funciona na Rua Cesário Mota, 23, e outras informações podem ser obtidas através do e-mail ndc@unisanta.br.

Fonte: Site Engenharia de Computação