Com uma proposta educativa, alunos de Engenharia de Computação da UNISANTA criaram o “GiBrincar”. Foi idealizado para crianças do Ensino Fundamental, para ajudar na interpretação de textos.

Que tal conhecer os personagens do Brasil por meio de um gibi virtual? Esta é a proposta do “GiBrincar”: ensinar e brincar, que estimula o aluno a estudar, aprendendo a compor um gibi, que educa e diverte.

Alunos do curso de Engenharia de Computação do 7º ciclo, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Letícia P. Figueiredo, Gilberto Holmes e Gabriel V. Hurtado, desenvolveram um software educacional que será apresentado no 22º Congresso Mundial de Educação a Distância, entre os dias 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. O software foi orientado pela professora de Técnicas Avançadas de Programação, Dorotéa Vilanova Garcia, intitulado de “GiBrincar”.

O trabalho será apresentado por Letícia, durante o evento. Tanto o artigo como a apresentação serão feitas em inglês, por se tratar de um congresso mundial.

Trata-se de um material educativo, lúdico, ilustrado e com desenhos inéditos e originais criados pelo cartunista Ed Carlos Santana.

Dorotéa explicou que o sistema é dirigido ao Ensino Fundamental, mais especificamente para alunos de 3ª a 5ª séries. Pela dificuldade de interpretação de texto, pensou-se em um modo de solidificar o processo, com uma estratégia focada nos personagens do Brasil, em ordem cronológica. O software aplica-se a qualquer disciplina que exija interpretação de texto.

O aluno tem a possibilidade de escolher um personagem através de um menu. Sequencialmente aparece a biografia, sintetizada para a faixa etária da criança. Após ler e interpretar o texto, segue uma linha de desenvolvimento através da composição de um gibi, todo em preto e branco. Existe a opção de este gibi ser impresso e posteriormente ser colorido pelo aluno.

Uma outra proposta deste aplicativo apresenta-se através de jogos de entretenimento para que os alunos possam interagir sempre ligados à temática selecionada. Há o jogo de memória, o jogo da forca e a opção de colorir.

Durante a apresentação da biografia, ouvem-se músicas clássicas, de Mozart. Foi constatado cientificamente que estudar ao som de Mozart aumenta a capacidade de assimilação por parte do aluno, afirma Dorotéa, orientadora do projeto.

É permitido ao usuário selecionar o tipo de música, deixar ou não o som ativado. O sistema criado pelos alunos de Engenharia de Computação foi apresentado ao Colégio Santa Cecília como trabalho de campo, para perceber a aceitabilidade e sequencialmente ser aplicado no Colégio.