Os alunos do 9º ciclo do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) visitaram, nos dias 13 e 20 de setembro, as obras do Praiamar Corporate, empreendimento que é realizado pela Construtora Miramar.

A obra visitada consiste em uma torre, que será um edifício comercial de 34 pavimentos, com área construída de 131.003,311 m2, em um terreno de 8.335,96 m2.

Na visita, os alunos tiveram explicações sobre a organização do canteiro de obras, sobre a dificuldade que é trabalhar com o solo de Santos (razão pela qual poucos edifícios possuem dois subsolos), conheceram a parede diafrágma de concreto armado – com 18m de profundidade, as instalações dos tirantes, as principais vantagens e desvantagens da utilização da lama bentonítica como agente estabilizante.

Engº Ricardo (Fundamenta) – Explicações sobre Parede diafragma

Os futuros engenheiros também viram que, até o momento da visita, haviam sido escavadas 170 estacas, restando 100 para o término da fundação. Viram também os equipamentos que foram utilizados pela empresa: uma perfuratriz, uma retroescavadeira e um guindaste.

As visitas fizeram parte das atividades da disciplina de Execução de Obras e Segurança do Trabalho, ministrada pelos professores arquiteto Paulo Andrade e engenheiro Civil Orlando Damin. A coordenadora do curso é a engenheira civil Nilene Janini.

Visão geral do canteiro