Vinte e cinco alunos dos cursos de Engenharia Química e de Petróleo já estão se preparando para o COBRIC (Congresso Brasileiro de Iniciação Científica) que ocorrerá na Universidade Santa Cecília entre os dias 6 e 8 de outubro. Na sexta-feira 8 de maio os alunos se reuniram no Laboratório de operaçães unitárias, que fica no 5º andar do Bloco E, para estudar os trabalhos que serão apresentados.Os cinco trabalhos direcionados ao tema do evento, “Idéias e soluções para uma sociedade sustentável”, fazem parte de pesquisas coordenadas por doutorandos da Usp e da Unicamp.

O coordenador do Laboratório, o professor Deovaldo de Moraes Junior, afirma com satisfação: “A particularidade desse laboratório é que há em um mesmo local uma quantidade grande de experimentos.”
Veja abaixo os cinco projetos:

Aquecimento de reator químico
Os alunos calculam o ponto de menor consumo de energia para aquecer a água do equipamento que produz plásticos, tinta, fertilizante, antibióticos, combustíveis, xampu e detergente. O professor que faz o doutorado na Unicamp sobre esse equipamento é o coordenador da Engenharia Mecânica, Carlos Alberto Amaral Moino.

Secador por atomização
Este equipamento aproveita do amido que tem na banana verde para produzir farinha de banana. É o mesmo equipamento que produz leite em pó. Ele serve para ao bem estar da saúde, controlando a diabete e colesterol. Este trabalho serve para o doutorado da Unicamp do professor da Unisanta Ricardo Oi.

Transporte Pneumático
Os alunos estudam como economizar energia transportando partículas a traves do ar e de uma forma bem distribuída. A professora doutorando da Unicamp, Marlene Silva de Moraes é a que supervisiona o estudo dos alunos sobre esse trabalho.

Equipamento para limpeza de água
Os alunos tentam com este equipamento uma nova técnica para ampliar o tamanho do tanque de limpeza de água sem desperdiçar água. Eles determinam a melhor condição para passar a água do tanque pequeno para o tanque grande. O Doutorado da Unicamp que trabalha nesse equipamento é o professor da Unisanta, Fernando Marques Fernades.

Transportador de minérios e produtos para fertilizantes
Este equipamento transporta a matéria prima que produz aço e cerâmica. Ele permite a redução do custo do transporte, pois os minérios que seriam levados por caminhões passam a se descolar pelos longos tubos. Os alunos calculam a velocidade ótima de transporte para cada densidade e cada tamanho de partícula e determinam quanto de energia se perde por metro de tubulação. Eles medem também a dificuldade para escoar. Por exemplo, se o mel não tiver com temperatura alta suficiente, ele não desce. Este trabalho é supervisionado pelos ex-alunos da Unisanta, Thiago de Souza Pinto, doutorando na USP e Carolina Burghi Barbosa, Engenheira na Fosfértil e doutorando no IPT.