Concorrendo com estudantes de universidades públicas e particulares de todo País, alunos Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foram premiados no 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP).
A divulgação dos trabalhos vencedores foi realizada no último dia 24, durante a solenidade de encerramento do Congresso, em Sorocaba.
Com o tema Grafo GDI (Intterface Gráfica para Desenvolvimento de Grafos), o aluno do 4º ano do Curso de Ciência da Computação da UNISANTA, Rafael Mattje de Carvalho, ganhou a primeira colocação na categoria Ciências Exatas. Também participaram do trabalho os co-autores Rodrigo Sita de Oliveira, Thiago de Andrade Bertazzo, Letícia de Santos Castro e Fabrício de Melo Marques, orientados pelo prof. Maurício Neves Asenjo.
Segundo Mattje, o projeto foi desenvolvido com a finalidade de ajudar professores pesquisadores, programadores e estudiosos nas áreas de conhecimento que utilizam conceitos da teoria dos grafos (conjunto de pontos conectados por linhas). “O Projeto consiste em um sistema por meio do qual se pode construir graficamente um grafo, o que permite ao usuário interagir com o mesmo através de ferramentas de edição e implementação de algoritmos para resolução de problemas”, conclui o autor.
Entre os dez melhores – O trabalho dos alunos Michelle dos Santos Lima, Peterson de Almeida Ricarte, Priscila de Melo Vieira, Elaine Moreira Rodrigues, Leonardo de Jesus Belchior e César dos Anjos Botas, do 4º ano de Computação também foi classificado entre osdez melhores, na categoria Engenharia e Tecnologia, com o trabalho Reconhecimento de Fala.